logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cursos promovem educação comunitária em pesquisas de tuberculose

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e a participação comunitária em pesquisas de tuberculose, o Comitê Comunitário de Acompanhamento em Pesquisas de TB (CCAP TB/ Brasil), em parceria com o Departamento de Ciência e Gestão da Informação (DECIGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está lançando uma série de cursos remotos sobre o tema. A iniciativa faz parte do Projeto Logos, desenvolvido desde o início do ano, que inclui ainda ações de comunicação e advocacy.

A iniciativa está estruturada em sete pequenos cursos abordando deste o conhecimento elementar de pesquisa, até sua incorporação nas políticas públicas e é direcionado a ativistas do movimento social, conselheiros de saúde, comitê de TB, estudantes e todos os que se interessam pelo tema. Ao final de cada módulo é feita uma avaliação, o participante poderá obter até três certificações individuais ou um certificado final com a carga horária total de 40 horas.

Segundo a professora Linda Macena, uma das idealizadoras do curso “a iniciativa pretende ampliar conhecimentos e estimular a comunidade a se envolver mais na formulação do conhecimento, visando a construção de espaços de educação, comunicação e advocacy no âmbito das pesquisas em tuberculose no Brasil”. Para o coordenador do CCAP, José Carlos Veloso, “a participação comunitária em pesquisas se enquadra nos preceitos do SUS, mas ainda há grande distância em sua efetividade, uma forma de equacionar isto é através de formações em linguagem adequada e com conteúdos apresentados de forma didática e atraente.”

Os cursos podem ser acessados aqui, necessitando apenas um cadastro dos alunos para acesso. A iniciativa é parte do Projeto Logos, que conta com o apoio a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB) e do Ministério da Saúde e apoio financeiro da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

Mais informações
http://www.ccaptbbrasil.net/
ccaptbbrasil@gmail.com

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...