A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) promoveram uma ação on-line de capacitação para a comunidade interna da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre acolhimento de alunos migrantes e refugiados. A atividade, que durou 40 dias, encerrou na última sexta-feira (13) e reuniu 80 técnicos administrativos, docentes, coordenadores de cursos e alunos.
Intitulado “Superando nossas fronteiras”, o curso apresentou quatro módulos que abordaram os deslocamentos humanos na atualidade e a situação dos migrantes e refugiados no Brasil; as ações da UFPR para migrantes e refugiados; a realidade dos alunos migrantes e refugiados da UFPR; e o combate ao sistema de opressão e desigualdade em suas múltiplas dimensões, no espaço social e no espaço acadêmico.
Um material específico embasou aulas temáticas, exercícios e debates sobre como melhorar a relação da universidade com seus alunos migrantes e como prevenir a xenofobia. Para a coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFPR, Tatyana Friedrich, a capacitação é uma importante iniciativa que marca a institucionalização de formações com esse objetivo. “Por meio de atividades assim, a ideia do acolhimento humanitário de alunos migrantes e refugiados vai sendo capilarizada na UFPR, criando um espaço que promove a pluralidade e a inclusão, além de ser mais uma ferramenta para o combate ao racismo e à xenofobia”.
Ao final do curso, os participantes criaram uma rede de apoio a esses alunos. A iniciativa já está em funcionamento por meio da plataforma Teams, do Oficce 365, e é um espaço para tirar dúvidas, trocar ideias e propor ações e sugestões nesse sentido.
Participaram as professoras Elaine Schmitt, do Departamento de Psicologia; Bruna Ruano, do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac); Danielle Annoni, do Departamento de Direito Público; e Tatyana Friedrich. A organização foi realizada por Nathalia Savione da Sipad.