logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Português para estrangeiros recepciona alunos

 

Cinquenta alunos de vários países participaram das atividades de boas-vindas. Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

O segundo semestre do curso de Português como Língua Estrangeira começou em clima de confraternização. A atividade de boas-vindas reuniu cerca de 50 estudantes de vários países, entre eles Coréia, Japão, França, Alemanha, Haiti e Argentina.

O curso é promovido pelo Núcleo Tandem do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR, responsável por atender alunos estrangeiros. Além do ensino da língua, as aulas também abordam temas ligados à cultura brasileira.

Teresa Winter chegou a Curitiba por meio de um convênio da universidade alemã em que estuda com a UFPR. A estudante de 22 anos acompanha algumas disciplinas dos cursos de Geografia e Economia. Para aprimorar a língua portuguesa, vai iniciar os estudos no Celin. “Quero aprender palavras novas, saber mais sobre a política e a cultura do país”, conta. A estudante pretende ingressar também em outras atividades oferecidas pela instituição.

Já Yonel Civil é do Haiti e veio ao Brasil com o objetivo de realizar o sonho de ser médico, mas para isso precisa aprimorar o português. Ele participa do curso desde o início do ano. “Eu gosto do Celin. Além da língua, a gente tem oportunidade de conhecer novos lugares e costumes”, diz. O irmão de Yonel cursa Administração na UFPR. A família pensa em permanecer no Brasil após a formação.

Yonel veio do Haiti e Tereza, da Alemanha. Foto? Marcos Solivan – Sucom/UFPR

Cerca de 200 alunos participam do curso de Português como Língua Estrangeira. De acordo com a coordenadora do Núcleo Tandem, Norma Müller, a ideia da recepção é promover a interação com alunos de todas as turmas. “Todo início de semestre fazemos uma reflexão para que eles não se esqueçam dos motivos que os trouxeram aqui. Queremos que eles fiquem à vontade, sintam-se em casa”, completou.

 

 

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...