logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Oceanografia promove viagem de estudo à estrada que liga Guaraqueçaba a Antonina

A turma de 2010 escalou o Pico Paraná

Nos próximos dias 7 e 8 de agosto, alunos do curso de Oceanografia da UFPR participam de uma saída de campo à PR 405, conhecida como Estrada da Banana, que liga Guaraqueçaba a Antonina. A viagem faz parte da optativa “Turismo e Natureza”, ministrada pelo biólogo do Centro de Estudos do Mar José Claro da Fonseca Neto e pelo professor de Biologia Carlos Eduardo Belz.

Os alunos farão o percurso de bicicleta, estudando a possibilidade da criação de uma rota de cicloturismo na região. Utilizando o método da Avaliação Turística Rápida, serão analisados diversos aspectos , como o estado de conservação, a existência de pontos de parada para alimentação e pernoite, sinalização, impactos da ação do homem, locais para observação da flora e fauna local e grau de dificuldade do percurso. Ao todo, o trajeto tem cerca de 90 km de estrada de terra.

A disciplina surgiu em 1997, como a prática de docência para o doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR de José Claro. O biólogo conta que desenvolveu o projeto devido à falta de informações técnicas de rotas de ecoturismo no litoral do Paraná. “Ao longo destes anos, buscamos explorar a vertente da Serra do Mar voltada para o oceano, a plataforma continental e a planície litorânea”, explica. Entre os trajetos já estudados estão escaladas dos Picos Paraná, da Prata e Marumbi e caminhadas até as cachoeiras de Matinhos e pelo Caminho do Itupava.

Em 2013, os alunos subiram ao cume do Pico da Serra da Prata

Muito preparo

Com características especiais, são exigidos pré-requisitos bastante específicos para a participação na aulas. Voltada para estudantes do quinto ano do curso de Oceanografia, os interessados são informados com meses de antecedência sobre os equipamentos e preparo físico necessários. “Antes mesmo de abrir a disciplina, eu já aviso que é difícil”, garante o pesquisador, acrescentando que isso é necessário porque alguns problemas de saúde impedem a realização do trajeto.

No caso da visita à Estrada da Banana, único acesso terrestre a Guaraqueçaba, foram exigidas bicicleta em bom estado de conservação, barraca e no mínimo três meses de experiência em pedalada, já que o passeio é feito por caminhos de estrada rural, com cascalho e subidas. “Os pré-requisitos servem justamente para informar as pessoas sobre o que vai acontecer.”

O trajeto será dividido entre os dois dias da atividade. Na quinta-feira, dia 7, o grupo, que será composto por 10 alunos, além de professores e uma equipe de apoio, pare de Antonina e percorre os primeiros 70 km, chegando até a Reserva Natural do Salto Morato – mantida pelo Grupo Boticário – onde acampam. Na manhã seguinte, saem bem cedo e pedalam por mais 20 km até Guaraqueçaba, onde almoçam. O retorno até Pontal do Sul será feito em um barco ofertado pela Universidade, que também oferece o transporte de ida até Antonina.

O resultado

Os três dias que antecedem a viagem são compostos por aulas teóricas sobre turismo e natureza. Na semana seguinte, os estudantes se reúnem para compilar os dados e imagens coletadas no trabalho de campo em um relatório técnico, um resumo e um roteiro turístico. Na manhã da sexta-feira, dia 15, este produto será apresentado publicamente em uma sessão com membros da administração da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...