logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Medicina da UFPR faz história e celebra 100 anos

O reitor da UFPR descerrando uma das placas em comemoração aos 100 anos do curso de Medicina - Foto: Marcos Solivan

O curso de Medicina da UFPR (Universidade Federal do Paraná) fez história hoje. Uma celebração especial no Setor de Ciências da Saúde festejou os 100 anos do curso, marcando um novo e importante momento na trajetória da universidade mais antiga em funcionamento do Brasil. Comandada pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a celebração registrou as presenças de centenas de professores, técnicos e alunos que têm ou tiveram suas vidas ligadas ao curso, o quinto criado no País.

“Aos heróis que construíram a trajetória vitoriosa do curso de Medicina da UFPR, deixo minha homenagem e meu agradecimento. Quando olhamos as dificuldades passadas, os desafios do presente parecem menores. E o presente que temos é de grandes desafios”, disse Akel. “Seus exemplos de paixão e de dedicação nos inspiram. O curso de Medicina é motivo de grande orgulho para o Brasil”.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, também agradeceu e parabenizou a todos os professores, técnicos e alunos do curso. “Cabe a todos nós estendermos as mãos e cumprirmos o que os fundadores definiram: atender à comunidade da melhor maneira possível”. Mulinari considerou ainda que é importante olhar para o passado para lembrar as glórias, batalhas e derrotas. “Isto tudo nos mostra que temos muito a conquistar. Mas olhamos para o futuro com altivez. Aos 100 anos, o curso de Medicina da UFPR continua pulsando e é um dos cinco mais prestigiados do Brasil”.

Descerrameto de placas e cápsula

Aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado pela professora Maria de Lurdes Simões, a celebração foi marcada por vários momentos importantes. Um deles foi a entrega de certificados em homenagem a 50 professores indicados pela comunidade acadêmica do curso. Além disso, Zaki Akel e as demais autoridades descerraram quadro com 2,80m x 1,20 contendo foto dos professores, servidores e alunos de 2014 e ainda duas placas – uma em homenagem aos docentes e técnicos e outra aos alunos.

Outro ponto alto da celebração foi o selamento de uma cápsula do tempo contendo as respostas de professores, técnicos e alunos à pergunta “O que você espera do curso de Medicina em 2114?”. A cápsula foi colocada em um cofre instalado no setor de Ciências da Saúde da UFPR. Foi exibido, ainda, um vídeo em comemoração aos 100 anos do curso com depoimentos importantes, entre eles o ex-professor da UFPR Adyr Mulinari (pai do vice-reitor Rogério Mulinari), a diretora do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, professora Claudete Reggiani Mello, a professora Viviane Zerola, o professor José Luiz de Godoy, a estudante Isabela e o ex-aluno Dr. Freitas, com  99 anos.

Claudete disse que as pessoas que atuam na UFPR e no curso de Medicina são totalmente voltadas à instituição e destacou o papel importante desempenhado pelos fundadores e ex-professores, Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo. “O médico, antes de tudo, tem que gostar de pessoas”, disse a diretora.

O reitor da UFPR, Zaki Akel, no discurso em comemoração pelos 100 anos de Medicina da UFPR - Foto: Marcos Solivan

Curso de qualidade

O ex-reitor da UFPR (gestão 2002-2008) Carlos Augusto Moreira Junior disse que a história da UFPR se confunde com a do curso de Medicina. Ele prestou homenagens a vários professores que lecionaram no curso, incluindo Izrail Cat (falecido em abril). E afirmou que o curso cumpre com competência e seriedade suas atividades tanto no  ensino quanto na pesquisa e na extensão. “O curso de Medicina da UFPR continua tendo o orgulho de ter e formar professores de qualidade, mas que também abraçam e tratam bem seus pacientes”, comentou.

Além destas autoridades, compuseram ainda a mesa o diretor do Hospital de Clínicas, Daniel Tomasich; a ex reitora da UFPR Márcia Mendonça; o vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde, Nelson Barbosa Rebellato; e o vice-coordenador do curso de Medicina, Edison Tizzot.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...