ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cursos de Medicina e Fisioterapia abrem ano letivo de 2018 na UFPR

Calouros de Medicina iniciam ano letivo de 2018. Crédito: Marcos Solivan

 

As  atividades letivas da graduação em 2018 tiveram início nesta segunda-feira (5) com a aula inaugural do curso de Medicina. O evento marca o começo do semestre e o ingresso dos  calouros de um dos cursos mais concorridos da UFPR. O curso de Fisioterapia e o Medicina de Toledo também iniciaram as aticidades nesta segunda-feira.

“Bem-vindos. Sintam-se em casa. Agora vocês têm uma nova casa”, disse o reitor Ricardo Marcelo da Fonseca ao recepcionar os calouros de Medicina em Curitiba. O reitor lembrou que este foi um dos vestibulares mais concorridos da história da UFPR e  destacou que as vagas sãode uma universidade pública, financiadas pela sociedade: “Uma sociedade em que a maioria esmagadora das pessoas não teve a oportunidade de estar aqui. Vocês são poucos, e, portanto, privilegiados. Isso lhes traz muita responsabilidade. Por isso, desempenhem a profissão que escolheram da melhor forma possível”.

Mensagem semelhante foi passada pelo acadêmico Henrique da Costa, presidente do Centro Acadêmico Nilo Cairo, que convidou os novos estudantes a refletirem sobre o ingresso numa universidade pública, que deve, “mais do que formar médicos, formar cidadãos”. Costa aconselhou os novos colegas de curso a aproveitarem mais do que a formação em medicina, mas também aprender e crescer com as realidades conflitantes às quais serão apresentados.

A superintendente do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC), Claudete Reggiani, lembrou aos estudantes que são dois os objetivos de um hospital escola: ser formador e assistir à saúde, de forma interligada: “Onde se ensina bem, haverá uma boa assistência médica. E onde há uma boa assistência médica, se ensina bem. O dia em que começa o ano letivo é uma grande expectativa para vocês. Mas é também uma grande expectativa para nós: daqui 6 anos vocês deverão sair daqui atuando na medicina. Isso é uma responsabilidade de todos nós”.

Familiares presentes

A coordenadora do  curso de Medicina, Marta Francis Benevides Rehme, deu as boas vindas aos estudantes e pediu aos acadêmicos que convidassem seus familiares para participar de uma das atividades de recepção, que acontecerá na noite desta segunda-feira (05). Será uma apresentação do curso aos  calouros e seus pais ou responsáveis. 

“Pode parecer estranho numa universidade termos a presença dos pais, mas é importante que a família de vocês saiba como será o curso que vocês escolheram, as dificuldades e como apoiá-los”, disse.

As atividades de recepção se estenderão até terça-feira, com a apresentação da estrutura da UFPR, grade horária do curso, apresentação do ciclo básico do curso de Medicina e orientações para os inícios das aulas, que ocorrem na quarta-feira (07).

Expectativas

Aos 34 anos, Fernando Bicudo Zeferino largou a profissão para tentar Medicina. Formado em Arquitetura, pós-graduado em Administração, o calouro conta que se organizou para poder correr atrás do sonho que havia ficado de lado: “Eu segui outros caminhos, mas era Medicina o que eu queria. Tomei coragem, pedi demissão, me preparei e consegui entrar. Tenho certeza que estou em uma excelente universidade”.

Andrya Reder Hollatz, de 20 anos, passou em três universidades para o curso de Medicina. Hollatz, que ingressou via SiSU (Sistema de Seleção Unificada), conta que escolheu a UFPR por ser “uma instituição com tradição, então tem mais recursos para pesquisa e ensino. O HC é referência e será uma oportunidade para aprender muito”.

José Tresoldi Neto, 18 anos, estudante de ensino público,  já havia tentado outros dois processos seletivos. Neto lembra que a felicidade tomou conta da família ao saber da aprovação. A seu lado, na recepção, estava o pai, orgulhoso pelo filho que será o primeiro a se formare em uma universidade pública.

A colega de turma Kimberly Dutra Rodrigues, de 19 anos  estudou desde a quinta-série em escola pública e também escolheu a UFPR. “A UFPR era meu foco. Agora que eu entrei vou me entregar por completo. Medicina é algo lindo”.

 

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...