logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Luteria recebe novos equipamentos

Plaina desempenadeira é um dos equipamentos adquiridos. FOTO: Thiago Corrêa de Freitas
Plaina desempenadeira é um dos equipamentos adquiridos. FOTO: Thiago Corrêa de Freitas

O curso de graduação em Luteria da UFPR está renovando laboratórios didáticos com equipamentos recentemente adquiridos. A formação é uma das mais práticas da UFPR, na qual os alunos realizam atividades de corte, desgaste e lixamento de madeira com ferramentas manuais e elétricas, havendo por parte do curso a preocupação com a segurança no trabalho durante as atividades.

As novas máquinas foram entregues no final de outubro: serra de fita e plaina desempenadeira; ambas adquiridas por meio de edital do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA 2015) e uma plaina desengrossadeira, comprada com recursos próprios do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept).

De acordo com o professor Thiago Corrêa de Freitas, autor do projeto apresentado ao FDA 2015, a aquisição desses equipamentos traz benefícios significativos: melhoria da sala de máquinas do curso, da precisão das peças de madeira beneficiadas, da qualidade dos instrumentos produzidos pelos alunos. Além disso, também há a questão da maior segurança a alunos e professores, quando da utilização dos equipamentos de corte de madeira.

São benefícios que impactam na qualidade de ensino do curso em geral. Neste FDA 2015, o projeto apresentado foi submetido na categoria Demandas de Fluxo Contínuo – Tipo B, a qual visa fornecer recursos para a realização de atividades de planejamento do curso. Único no Brasil, o curso de Luteria tem chamado a atenção de estudantes de vários estados brasileiros e do exterior e a melhoria na qualidade da formação dada aos egressos é uma busca constante.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...