Imagem Padrão

Curso de Farmácia ganha Laboratório de Farmacognosia

08 novembro, 2013
08:21
Por Priscila
Ciência e Tecnologia

A professora Nilce Nazareno na herboteca do novo Laboratório de Farmacognosia - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Um laboratório moderno, considerado modelo para o desenvolvimento da Farmacognosia ─ ciência voltada ao estudo de plantas medicinais e fitoterápicos – foi entregue no último dia 5, após uma ampla reforma, aos alunos e docentes da Graduação e Pós-Graduação do curso de Farmácia da UFPR, localizado no Campus Botânico.

A comunidade universitária do curso ganhou não apenas espaços (melhor distribuição da área) ; mas também qualidade (bancadas apropriadas para manuseio das amostras) e segurança (divisórias feitas com placas cimentícias e fiação elétrica em canos, para evitar novos incêndios). A intenção agora, destacou o reitor Zaki Akel Sobrinho, é realizar uma ampla reforma elétrica em toda estrutura física do curso, que não foi desenhada para suportar o volume de equipamentos conectados à rede.

Os estudantes do curso, que obrigatoriamente cursam a disciplina de Farmacognosia I e II , terão no novo laboratório aulas práticas e oportunidades de desenvolvimento de pesquisas, ressalta a professora Nilce Nazareno da Fonte, uma das coordenadoras do laboratório. Ela explica que os estudantes poderão identificar espécies vegetais, compreender os compostos químicos produzidos por elas, a maneira como eles podem ser extraídos (e transformados em produtos farmacêuticos), e como agem no organismo humano.

Esses conhecimentos, destaca a docente que atua na UFPR há 22 anos, devem resultar na produção de remédios e medicamentos fitoterápicos e na correta orientação para o uso racional dos mesmos pela população. Já receberam formação no laboratório, inaugurado no campus Botânico em 1997, alunos das disciplinas de graduação, bolsistas e não bolsistas de monitoria, de extensão, de iniciação científica, além dos pós-graduandos de especialização, mestrado e doutorado.

Celsina Favorito

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]