logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Farmácia comemora 100 anos com homenagens

Solenidade alusiva aos 100 anos do curso de Farmácia - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O curso de Farmácia, um dos cinco que começou a funcionar com a fundação da Universidade Federal do Paraná, comemorou seu primeiro centenário com solenidade e homenagens aos servidores técnico-administrativos e docentes. A comemoração foi no dia 21 e contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas o vice-reitor, Rogério Mulinari; o decano do setor de ciências da saúde da UFPR, Wanderlei Saraiva Madruga; a coordenadora do curso de Farmácia, Almeriane Maria Weffort Santos; o vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Valmir De Santi; a presidente do Conselho Regional de Farmácia, Marisol Dominguez Muro; a presidente do Sindicato Paranaense dos Farmacêuticos, Lia Mello de Almeida e a coordenadora do evento, Nilce Nazareno da Fonte, que compuseram a mesa.

Solenidade alusiva aos 100 anos do curso de Farmácia - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Iniciado com dez alunos, o curso forma hoje aproximadamente cem profissionais por ano e é orgulho para quem fez e faz parte da história. Alunos, professores e servidores, em atividade e aposentados, prestigiaram a festividade dos cem anos de Farmácia na UFPR. Carlos Pedro Kalebe e Rachel Maria Zilli Merlkle, estudantes da turma de 53, estavam orgulhosos em participar do evento. Os dois disseram que “lembrança é a melhor coisa da vida, nada é tão bom quanto às boas recordações e poder reencontrar velhos amigos”.

Para a estudante Mariana Atherino, que frequenta a universidade há pouco mais de três anos, comemorar o centenário do curso “significa reconhecer o trabalho já feito por pessoas que estão aqui e pelas que já passaram, para entender o que vivemos hoje na UFPR”.

Solenidade alusiva aos 100 anos do curso de Farmácia - Foto: Lucas França

O vice-reitor destacou que falar de um curso não significa ressaltar apenas a importância da qualidade de aulas ministradas, mas principalmente das pessoas, que são os ativos mais importantes da instituição, pois são elas que colaboram na construção do curso e da universidade. “Muitos dos que estão aqui contribuíram para a construção da história e muitos contribuirão para os próximos cem anos, pois o livro do segundo centenário está aberto com muitas páginas em branco”, destacou Mulinari.

Para encerrar a solenidade foi inaugurada uma placa comemorativa do centenário, no hall de entrada do curso, seguido de um coquetel de confraternização. “Este momento não se trata apenas de uma comemoração, mas marca a importância de um momento histórico, festivo e político”, afirmou a organizadora do evento.

Texto de Flaécia Gomes, com orientação de Lais Murakami

Solenidade alusiva aos 100 anos do curso de Farmácia - Foto: Lucas França

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...