O curso propôs a seus alunos e professores que analisassem durante um mês a instituição de proteção animal, visando levantar todos os problemas por ela enfrentados e sugerir mudanças na busca por soluções. O resultado já foi publicado e está disponível para consultas na Biblioteca do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.
Promovido pelo NITS – Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor, e em sua segunda edição, o curso estudou e propôs à SPAC uma nova forma de organização, com a instalação de um conselho ativo – e a conseqüente eleição de novos dirigentes, amparado na perspectiva de que a Sociedade é uma instituição pública e com importante contribuição social. Outro objetivo foi lançar bases para a mudança de sede da SPAC para um terreno já adquirido em Colombo, buscando também a sua qualificação como OSCIP – Organização Social de Interesse Público, pelo Ministério da Justiça, o que lhe concederá algumas vantagens no relacionamento com órgãos governamentais, em especial da municipalidade, assim como com os parceiros privados, seja empresas ou pessoas físicas, voluntários, profissionais e doadores de recursos.
“A questão da proteção aos animais domésticos deve fazer parte das políticas públicas dos municípios, pois o descuido, maus tratos, abandono resultam em problema de saúde pública e de danos ao meio ambiente”, explica a coordenadora do NITS, Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana. “As ONGs exercem um importante papel nesse sentido mas, muitas vezes, por falta de estruturação não conseguem cumprir as metas a que se propõem. O curso da UFPR visa ensinar esse caminho, principalmente através do estudo de organizações que já atuam nas mais diferentes áreas. Com mais de 30 anos de história, a SPAC é, com certeza, um dos nossos melhores cases.”
Durante o trabalho de campo, os alunos da UFPR fizeram todos os levantamentos da área administrativa, operacional e inclusive de contabilidade. Para a implementação do Planejamento Estratégico, que pode ser viabilizado num prazo máximo de um ano, a SPAC necessitará captar recursos num montante aproximado de R$ 200 mil, recursos necessários para a transferência de sua sede atual – do Bairro Boa Vista, em Curitiba, para Colombo, na Região Metropolitana –
construção da edificação da nova sede de acordo com projeto aprovado pelo Serviço de Vigilância Sanitária, CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, dentre outros, e a viabilização de um grande conjunto de ações em várias áreas da organização, desde novos procedimentos administrativos, de comunicação, de captação de recursos até de relacionamentos institucionais.
“O interessante é que uma vez aprovado o Planejamento Estratégico pela atual diretoria da ONG – que precisa primeiro regularizar sua situação institucional, será possível estabelecer um Convênio entre a SPAC e a UFPR, que permitirá a cooperação de professores e alunos de diferentes áreas de conhecimento da instituição de ensino, na sua implementação, acompanhamento e avaliação”, complementa Ana Lúcia. “Dessa forma, alunos dos cursos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, por exemplo, poderão contribuir com a estruturação de práticas de gestão adequadas, organização de documentos, manutenção da regularidade institucional. Alunos do curso de Medicina Veterinária poderão entrar com as técnicas, procedimentos veterinários. Assim como os alunos dos cursos de Comunicação Social poderão elaborar, executar e acompanhar um plano de comunicação social da SPAC com seus distintos públicos e para as mais diversas finalidades. Ou seja, há necessidades e oportunidades para alunos das diferentes formações participarem do projeto que começa com nosso curso de extensão.”
SOBRE O CURSO DE EXTENSÃO – O NITS capacita pessoas para a criação e a gestão de organizações sem finalidade lucrativa. Durante o curso – atualmente com 16 módulos e 204 horas/aula – os participantes recebem conteúdos teórico-práticos e ao final são apresentados a um case, sobre o qual terão que elaborar um Diagnóstico Estratégico e um Planejamento Estratégico. A organização selecionada pela Coordenação do Curso é previamente contatada para conhecer a proposta do estudo e para aceitar as condições em que o trabalho será realizado. São feitas visitas à organização e o levantamento de informações e documentos necessários para construir a fundamentação do estudo e a aplicação prática dos conhecimentos. Ao realizar este estudo de caso o NITS propõe uma situação real para a vivência dos alunos, bem como conduz a uma proposta viável de reestruturação administrativo-financeira para a organização visitada, sem custos.
“Não faltam cases para esses estudos, exatamente pelo fato de que se encontram à disposição muitas instituições com complexos problemas estruturais e com baixa chance de manutenção de suas atividades, não obstante a relevância social de sua missão organizacional” explica a coordenadora do NITS. “Há um abismo entre a vontade de atuar na sociedade, organizar o trabalho social e a gestão de uma organização sem fins lucrativos com princípios de sustentabilidade.”
SOBRE A SPAC – Fundada em 1972, a Sociedade Protetora dos Animais abriga hoje cerca de 700 animais provenientes de Curitiba e Região Metropolitana, além de manter uma clínica veterinária que cobra preços abaixo do mercado em serviços para a população carente. Há dois anos vem pagando as prestações para a construção de uma nova sede com 20 mil m2, localizada no município de Colombo. A manutenção é feita com os recursos vindos dos serviços da clínica, doações e bingos mensais realizados para arrecadar renda, mas é sempre deficitária.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]