logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Especialização em Análise Ambiental realiza atividade de campo na Bacia de Paranaguá

aula-de-campo
Fátima Becker Guedes, analista do Instituto Chico Mendes, fala sobre os locais visitados. Imagem: Arquivo pessoal

Com a proposta de agregar conhecimento tecnológico no uso dos recursos ambientais, estudantes da turma de Especialização em Análise Ambiental, do Setor de Ciências da Terra da UFPR, deixaram a sala de aula no último sábado, dia 2, e embarcaram na realidade e nos desafios do planejamento e da gestão do meio ambiente. O trajeto marítimo se estendeu do trapiche de Antonina ao trapiche de Pontal do Sul.

A aula integrada das disciplinas de Planejamento e Gestão Ambiental, ministrada pela professora Camila Domit, e Biogeografia, ministrada pelo professor Eduardo Vedor de Paula, contou ainda com as participações da promotora de justiça do Ministério Público do Paraná, Priscila da Mata Cavalcante, além das analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Fátima Becker Guedes e Mônia Laura Faria Fernandes. que contribuíram apontando dados sobre as localidades e experiências profissionais.

Segundo o professor da UFPR, a atividade é importante por que materializa uma comparação entre a bibliografia e os fatos presenciados no cotidiano, além do equilíbrio entre os interesses envolvidos. “O desafio, na maioria das vezes, é harmonizar o desenvolvimento econômico, as pautas das comunidades e a preservação do meio ambiente”, comentou.

Para o aluno Gustavo Stresser, a combinação entre teoria e prática deveria ser adotada em todas as linhas de ensino, uma vez que permite uma compreensão mais ampla em todos os aspectos. “Este formato é extremamente enriquecedor, pois nos proporciona uma visão global dos aspectos sociais, econômicos e ambientais”, elogiou Stresser, que já atua como engenheiro ambiental.

Com atividade de campo realizada no último sábado, o curso de especialização em Análise Ambiental encerrou o cronograma das aulas programadas para 2016. A última fase (a ser realizada durante o primeiro semestre de 2017) será para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

O curso é oferecido anualmente para profissionais que atuam na área de meio ambiente. Interessados na especialização podem se inscrever entre os meses de janeiro e fevereiro; as aulas iniciam em março de 2017.

img_8682

priscila-e-professor-eduardo-vedorimg_8883

camila-domit

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...