A proposta de Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde 2007 o programa oferece o mestrado acadêmico em Engenharia Química, avaliado com conceito 4 pela CAPES.
De acordo com o professor Alexandre Ferreira Santos, coordenador do programa, “a comunidade do PPGEQ pacientemente perseguiu o objetivo maior de criação do curso de Doutorado, inicialmente dedicando-se a estruturação do programa e a formação dos primeiros mestres, e num segundo momento na busca comprometida de índices de produtividade compatíveis com as melhores escolas de pós-graduação nacionais, ferramenta de avaliação tipicamente associada à atividade em série e bem executada de pesquisa e formação discente.”
Ao longo de sua história o PPGEQ tem estabelecido projetos em parceria não apenas com instituições paranaenses, mas também com empresas nacionais, além de integrar projetos de cooperação internacional focados em pesquisa e desenvolvimento de processos que possuam características de inovação e que possam resultar em transferência de tecnologia para o setor industrial.
De acordo com o vice-coordenador do PPGEQ, professor Marcos Corazza, “existe uma demanda por um curso de doutorado em Engenharia Química na região leste do Paraná visto que os cursos análogos no estado se localizam a mais de 400 km da capital, enquanto que o mais próximo se encontra em outro estado da federação, a mais de 300 km de distância. Nenhuma outra capital dos estados mais desenvolvidos do nosso país enfrenta tal dificuldade. Este fato torna-se crítico se considerado o expressivo número de indústrias químicas e correlatas na região metropolitana de Curitiba, onde também se encontra inserida uma das maiores refinarias de petróleo do país, símbolo histórico de oportunidades para mão de obra qualificada em Engenharia Química”.
Há também de se destacar que a abrangência do curso de doutorado será expressiva, pois poderá atender uma demanda imediata de mais de 25 municípios da região metropolitana de Curitiba, que conta com mais de 2,5 milhões de habitantes.