Com 10 anos de história, o Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR chegou a sua centésima defesa de mestrado. A pesquisa, desenvolvida pela pesquisadora Adriana Vieira Duderstadt, foi realizada no Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná em parceria com a empresa Contextura, da cidade de Porto Alegre. A banca aconteceu no último dia 27 de fevereiro.
Agora mestre em Design, Adriana foi a centésima pesquisadora a defender sua tese no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD). Apesar do número ser simbólico, ela ressalta sua importância. “Acredito que a marca de cem dissertações defendidas é algo relevante para o programa, pois destaca o valor dos professores, que se dedicam na formação de profissionais da área e conseguem manter e melhorar o curso a cada ano”.
Tal feito é fruto do esforço de um grande contingente de professores, pós-graduandos, graduandos e técnicos-administrativos do PPDG, que existe desde 2005 na Universidade.
A pesquisa
O projeto da Adriana é na área de moda, customização em massa e a sustentabilidade. “Consideramos relevante unir os três temas em um trabalho que ampliasse o conhecimento de novos pesquisadores para a potencialidade da customização em massa como uma estratégia para sustentabilidade”, explica.
Por Kaleb Ferreira (sob a orientação de Jéssica Maes)
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]