Repensar a cidade existente é objetivo do Elecs 2013, coordenado pela UFPR

17 outubro, 2013
14:49
Por Priscila
0
Ensino e Educação

Foto: Reprodução

Promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas de cunho sustentável na produção do ambiente construído. Este é objetivo do Encontro Latino-Americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis (Elecs 2013) coordenado pela UFPR e que será realizado de 21 a 24 deste mês em Curitiba.

O evento, que nesta V edição tem como tema “Repensar a cidade existente”, debaterá uma urbanização que reduza os impactos degenerativos, de forma a qualificar continuamente o ambiente construído e o meio ambiente em sua totalidade. A programação do evento traz palestras internacionais e oficinas que incluem temáticas que vão desde “Aplicação de Fachadas Vegetais em Edificações” até “Avaliação do ciclo de vida de produtos”.

Modelos de Sustentabilidade

Segundo os organizadores ─ professores do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da UFPR ─ nas últimas décadas tem ocorrido a degeneração do ambiente construído e, aliada ao sistema econômico vigente, verificou-se a necessidade de refletir sobre o habitat humano.

Além da discussão, a ideia é ouvir estudantes e profissionais para elaboração de modelos de sustentabilidade condizentes com a sociedade, como por exemplo, alternativas que aliem conteúdo ecológico, social, econômico e qualidade estética que promovam exemplos de assentamentos humanos mais sustentáveis.

Democratização das atividades

O credenciamento, as plenárias e momentos de confraternização serão realizados no Cietep, edifício pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Paraná. As sessões técnicas serão realizadas na UFPR, campus Botânico. Como inovação, serão realizadas atividades em diversos locais da cidade, como forma de incluir a sociedade civil e convidá-la a participar desse evento, cujos temas são de interesse geral.

A comissão organizadora do Elecs 2013 é formada por professores da UFPR e o comitê científico conta com a professora Andrea Naguissa Yuba, mestre (UFRGS) e doutora na área de materiais mais sustentáveis. A lista completa das oficinas está disponível no site do evento www.elecs2013.ufpr.br/programacao/oficinas/.

Celsina Favorito

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]