logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curitiba recebe congresso internacional de língua e literatura alemãs

De 8 a 12 de setembro, Curitiba será sede do XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos (Aleg), cuja diretoria tem sede na Universidade Federal do Paraná até 2015. Germanística é a disciplina acadêmica que investiga, documenta e teoriza a língua alemã e sua literatura. O evento marca o início das comemorações dos 50 anos de fundação da Aleg e traz também uma programação cultural paralela, a “StadtCuritiba: a cidade em alemão”. Ao todo, serão 550 participantes reunidos em atividades como palestras, apresentações de trabalhos e workshops.

“Eventos científicos como esse são importantes porque constituem um fórum de discussão interna para a comunidade científica de determinada área, em nosso caso os estudos de língua, literatura, tradução e ensino de alemão, mas também porque tornam visível a atividade dos pesquisadores para a comunidade em geral”, explica Paulo Astor Soethe, presidente da associação e professor do departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem). O especialista participa dos congressos da Aleg há dez anos, foi vice-presidente da associação de 2003 a 2012, quando assumiu a presidência, ao lado de três colegas da UFPR, os professores Thiago Mariano, Ludmila Sandmann e Henrique Evaldo Janzen.

Hoje, segundo ele, a população brasileira tem cerca de 5,5 milhões de descendentes de alemães. Este é um dos motivos para que, em relação ao cenário internacional, o Brasil se mostre promissor neste campo de estudo, existindo uma grande demanda pela oferta do ensino da língua.

“A rede pública de educação básica atende hoje cerca de 8 mil alunos com ensino de Alemão. São apenas 130 professores contratados em todo o país para ensinar alemão em escolas públicas”, conta. Soethe acredita que a aplicação do novo Plano Nacional de Educação – determinando que, até 2024, metade das escolas públicas brasileiras ofereçam ensino integral – possibilita um aumento significativo neste números, ao menos em cursos oferecidos como atividade complementar, em contraturno.

Novidades
Ao longo de sua existência, o congresso se internacionalizou e agregou mais definitivamente as áreas de alemão como língua estrangeira e tradução. Na edição deste ano, participarão mais de 100 pesquisadores de fora da América Latina, incluindo países como Estados Unidos e África do Sul.

Em paralelo, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, órgão municipal, foi organizada a semana “StadtCuritiba: a cidade em alemão”. Na programação, estão espetáculos e shows de artistas renomados, como Jorge Mautner. As apresentações acontecem no Teatro da Reitoria, Capela Santa Maria, Teatro do Paiol, Cinemateca de Curitiba, Paço da Liberdade e Memorial de Curitiba. Exceto o show de Mautner e a peça “Árvores abatidas ou para Luís Melo”, da Marcos Damaceno Companhia de Teatro, todas as atrações são gratuitas.

Além disso, até 12 de outubro, o SESC Paço da Liberdade recebe a exposição “Thomas Bernhard e seus Seres Vitais”, organizada pela professora Ruth Bohunovsky, do Delem, com financiamento integral da República da Áustria. O escritor austríaco é um dos mais importantes da literatura alemã do século XX, conhecido como um artista do exagero e da provocação.

A programação completa do congresso está disponível no site da Aleg e os eventos culturais podem ser consultados no aplicativo da Fundação Cultural de Curitiba (clique aqui), disponível para Android e iOS.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...