O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, participou nesta terça-feira (21), em Brasília, de um debate sobre os problemas decorrentes dos cortes nos recursos destinados às universidades federais e à área de ciência e tecnologia. O encontro, que reuniu representantes de várias entidades e instituições públicas de ensino superior, ocorreu na Comissão Geral formada no Plenário da Câmara dos Deputados para tratar do tema.
O debate foi proposto pela presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), que pediu aos parlamentares a apresentação de emendas impositivas para suplementar o valor destinado à educação.
A posição dos participantes do debate foi unânime em defesa das universidades federais. “A sessão foi importante porque todos ressaltaram, de maneira unânime, a importância da valorização da universidade pública brasileira, da ciência e da tecnologia como pilares fundamentais da Nação”, comentou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.
Ele disse que, mesmo em momentos de crise, as universidades não poderiam sofrer restrições orçamentárias como as que estão sendo impostas: “Sem as universidades públicas, responsáveis maiores pela produção do conhecimento, da ciência e da tecnologia, não teríamos uma ponte para o futuro”, comentou o reitor da UFPR. “Por isso, defender a educação pública superior não é só fundamental agora, mas para as gerações futuras e para o País, inclusive do ponto de vista econômico”. O debate foi transmitido pela TV Câmara e está disponível no Youtube.
Financiamento das universidades
A deputada Margarida Salomão afirmou que, ainda que o País esteja em crise, o governo não pode pensar na educação como um gasto. “Havia um amplo processo de democratização da educação. Nós votamos por unanimidade o Plano Nacional de Educação (PNE), para que 10% do PIB nacional fosse destinado à área. Não cabe desmontar esse sistema”, avalou a deputada, que propôs o debate junto com os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), Henrique Fontana (PT-RS), Maria do Rosário (PT-RS) e Paulo Pimenta (PT-RS).
O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho, disse que o encontro foi importante para defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais. “Ressaltamos o relevante papel cumprido pelas universidades públicas federais em sua missão social, acadêmica e científica, que, a despeito das adversidades, mantêm-se como referência no País, na América Latina e no mundo. Debates como este reforçam nossa busca pelo reequilíbrio orçamentário e financeiro das universidades e a recomposição de seus orçamentos”, afirmou.
Além dos parlamentares, reitores e do presidente da Andifes, participaram do debate o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias.
E ainda a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Brandão Ferreira; o professor da Universidade de Brasília Raimundo Luiz Silva Araújo; a reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Maria Cristina de Assis; o representante da Universidade de Castelo Branco (UCB), Armando Leite Ferreira; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariana Dias; e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz.
Por: Sucom da UFPR, com Andifes e Portal da Câmara dos Deputados.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]