Imagem Padrão

Coordenadoria de Governança e Riscos começa a operar novo sistema para gestão de riscos na UFPR

25 setembro, 2019
14:40
Por
UFPR

A Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR/PROPLAN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio da Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (AGTIC/PRA), implantou, nesta terça, o sistema Ágatha. O objetivo é auxiliar no monitoramento dos riscos e apoiar na tomada de decisões pelo gestor.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Marinho Mezzadri, o sistema vai auxiliar na gestão dos processos, aumentar a transparência institucional e facilitar a mitigação dos riscos, alinhados à política de governança da UFPR.

Além de cumprir a recomendação da CGU para fazer a gestão sistemática dos riscos, a implantação desta ferramenta pode ajudar na redução ou na eliminação de retrabalhos, contribuindo para otimização dos processos na Universidade. O coordenador da CGR, Aldemir Junglos, explica que, com o Ágatha em funcionamento, os eventos de riscos estratégicos estarão mais transparentes, o que agiliza a decisão do gestor quanto à resposta ao riscos e ações a serem efetivadas, como o mapeamento e melhoramento dos processos e segregação de funções.

Segundo Alexandra Roeder, analista da CGR, o sistema possibilita visualizar com rapidez e clareza os eventos de riscos para cada processo, hoje ainda registrados em planilhas.

A Gestão de Riscos busca identificar, avaliar, administrar e controlar potenciais eventos ou situações de riscos e promover razoável certeza ao cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição, conforme delineado na política de governança estabelecida no decreto 9203/17 e na Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da UFPR. Saiba mais sobre a coordenadoria.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]