Coordenadores fazem balanço positivo no último encontro do ano

19 dezembro, 2011
15:15
Por
0
Ensino e Educação
Zaki fala no Encontro de Coordenadores

Zaki fala no Encontro de Coordenadores

Coordenadores de curso de graduação se reuniram no XI Encontro de Coordenadores, promovido pela Prograd e pelo Fórum dos Coordenadores de Graduação, concebido para ser um espaço de debate entre os coordenadores e a Pró-reitoria de Graduação. “Temos a convicção de que o coordenador é o grande articulador do projeto pedagógico do curso”, expôs a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko, que vê na atividade de coordenação uma função que precisar ser muito valorizada.

O Edital de melhoria da qualidade da Graduação foi o elemento mais importante destacado no balanço de atividades realizadas em 2011 feito pelos coordenadores. É também a principal ação de destaque da Prograd: “O Edital, que terá uma nova edição em março de 2012, sintetiza o compromisso da gestão da UFPR em articular as diversas áreas de ensino, pesquisa e extensão em torno do objetivo maior: o de colocar a excelência do ensino de graduação na universidade como uma prioridade”, expõe a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko.

Gratificação
O reitor Zaki Akel e o vice Rogério Mulinari participaram da abertura do XI Encontro. Eles manifestaram sua opinião sobre a importância do papel dos coordenadores de graduação, reafirmando o compromisso com o próximo edital em 2012. Zaki aproveitou a oportunidade para trazer novidades como a provável implantação da gratificação de coordenação de curso no próximo ano (o projeto está para votação na Câmara dos Deputados e no Senado).

30 horas e novos servidores
O reitor comentou também que a força de trabalho da UFPR será acrescida em 161 técnicos administrativos: “As contratações autorizadas são imediatas, estamos chamando e dando posse nos cargos autorizados”, disse, salientando que em fevereiro novos servidores já estarão atuando em laboratórios, bibliotecas e em outros postos. Foram autorizadas as contratações de 17 cargos de nível superior e 144 de nível médio.

Zaki mencionou ainda primeira sessão do Conselho Universitário sobre a proposta das 30 horas para o quadro de servidores técnicos administrativos: “A proposta da Comissão estabelece um prazo de 180 dias para implantação gradual e ajustes, nos setores ou unidades em que seja possível fazer a flexibilização de turnos”, explicou. Falou aos coordenadores que a Progepe estuda alternativas de atendimento administrativo, como iniciativa sobre um pool de secretarias, que atenderiam demandas de diversos departamentos.

Questões cotidianas
Problemas de incompatibilidade de dados no Sistema de Informação para o Ensino (SIE); questionamentos com relação ao edital de mobilidade acadêmica que estaria inviabilizando intercâmbio de muitos estudantes; e a possibilidade de criação de um comitê de ensino nos Setores. Estes foram alguns dos assuntos abordados pelos professores e que foram acolhidos pela Prograd para encaminhamentos com as unidades responsáveis pelas questões levantadas. Os coordenadores pontuaram vários exemplos dos problemas encontrados que não dizem respeito diretamente à Pró-reitoria, porém o respaldo institucional foi garantido pela professora Maria Amélia já que, em última instância, são aspectos que interferem na qualidade dos cursos de graduação.

Diplomas quase em dia
Também a emissão dos diplomas foi cobrada pelos coordenadores. Um volume expressivo de diplomas não foi emitido durante o período de greve. “Estamos colocando em dia o trabalho de impressão que agora está mais rápido”, explicou o professor Robson Bolzon, coordenador do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico. Segundo Robson, mais de mil diplomas deixaram de ser emitidos no período e uma força-tarefa está sendo realizada, com um novo sistema de impressão, para emitir os diplomas com prazos razoáveis.

ACS/Prograd

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]