ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coordenadores de licenciaturas e Prograd trabalham em resolução para criar política de formação de professores

A primeira reunião entre coordenadores de licenciaturas da UFPR e membros da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), nesta quinta-feira (26), marcou o início das discussões para a criação de uma política institucional para formação de professores. O alvo inicial do debate é a substituição da Resolução 62/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que criou o regimento interno do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da Universidade Federal do Paraná (Comfor/UFPR).

Criado para coordenar e articular os programas de formação continuada de professores da educação básica, o Comfor/UFPR está sendo repensado para atuar em nível institucional, o que não ocorre atualmente, no entender do pró-reitor de Graduação Eduardo Barra. Segundo ele, na ausência de uma política institucional para formação inicial e continuada de docentes, o Comfor/UFPR vem atuando de forma pulverizada e é subutilizado.

Coordenadores de licenciaturas e Prograd discutem reformulação do Comfor/UFPR. Fotos: Samira Chami Neves

“O comitê não tem funcionamento regular há algum tempo e não com a densidade que é necessária, mas apenas para resolver problemas burocráticos”, avaliou. A expectativa é que a minuta que está sendo elaborada seja encaminhada ao Cepe até o fim deste ano.

Conformidade

Uma meta da resolução é atender a à Portaria 158/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que, em agosto, estabeleceu critérios para instituições de ensino superior participarem de programas de formação de professores, entre os quais o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor).

Entre as exigências descritas pela Capes, está melhorar a articulação entre as entidades que participam da formação de professores juntamente com a universidade. Dessa forma, a instituição de ensino superior precisará apresentar uma política institucional para as licenciaturas em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e definir uma instância organizacional vinculada à pró-reitoria de graduação para integrar essa política.

Catarina: demanda da UFPR é aumentar representatividade do colegiado

De forma geral, a visão dos debatedores foi a de que a portaria da Capes teria como objetivo forçar a organização de entidades de ensino que formam professores, mas têm sérios problemas de institucionalização, o que não é o caso da UFPR. Assim, para a universidade, a regra cria, acima de tudo, a oportunidade de rever instâncias.

Portanto, a outra intenção da minuta será aumentar a relevância do Comfor/UFPR, que atuará como coordenador da política de formação de professores elaborada por seus membros. Para isso, o comitê poderá ter mais membros, que representarão mais entidades ligadas à docência.

“Para a UFPR, a principal demanda é ampliar o comitê e trazer mais interlocutores para o tema”, afirmou a professora Catarina Moro, coordenadora da Coordenação de Políticas de Formação de Professores da UFPR (Copefor).

Colegiado

Nesta quinta, os debatedores chegaram a alguns consensos, como o de manter a sigla do comitê e ampliar o número de representantes do colegiado. Ainda estão em discussão aspectos como a forma com que o Comfor/UFPR se relacionará com a Copefor, por exemplo.

Durante a reunião, coordenadores manifestaram preocupações específicas, adiantando as questões que devem ser abordadas quando da criação da política institucional de formação de professores.

Entre os temas, foram levantados a relação que a pesquisa terá com a procura para formação de professores, além do aumento do percentual de professores formados pelo ensino à distância e as contrapartidas a serem firmadas entre universidades e governos para viabilizar a frequência dos professores à formação.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...