

Universidade Federal do Paraná e Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba assinaram, nesta quarta-feira (20), cooperação técnica para que residentes do curso de Medicina Veterinária atuem junto à comunidade auxiliando na promoção da saúde das pessoas, das famílias e dos seus animais.
Por meio da cooperação, a Secretaria do Meio Ambiente vai especificar os locais e comunidades vulneráveis em que os estudantes realizarão avaliações da interação entre humanos, animais e meio ambiente para assim, tratar esses animais. “Vamos praticar ações de vacinação, desverminação, microchipagem e cadastramento para castração. Isso tudo faz parte da política municipal de manejo populacional de cães para diminuir o abandono”, explica Rita de Cássia Garcia, coordenadora do programa de residência em área profissional da saúde do Hospital Veterinário da UFPR. A parceria tem a meta de atender cinco mil animais ainda este ano realizando ações clínicas, assistenciais e preventivas.
Para a vice-reitora da UFPR Graciela Bolzón de Muniz, que participou da cerimônia assinando a cooperação, os residentes de Medicina Veterinária interagirão com a sociedade, promovendo a popularização da ciência, para que todos conheçam o trabalho da ciência aplicada à sociedade. “A saúde pública, não só dos animais como de todos nós e do meio ambiente, é fundamental e cada vez mais devemos ter essa preocupação”, disse.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou a importância da parceria para a Rede de Proteção Animal de Curitiba. “Muitos animais ainda são abandonados ou sofrem maus-tratos e por isso é fundamental esse ambulatório veterinário que leva a mais antiga universidade do Brasil para as ruas de Curitiba, por meio dos seus alunos, para atuar junto com a prefeitura em todas as comunidades em que existe grande concentração de cães e gatos abandonados”.
Durante a cerimônia, também houve o lançamento do Selo de Proteção Animal dos Correios, que traz a ilustração de um cão e um gato, os animais domésticos mais comuns e a frase “Defesa Animal”.


Medicina Veterinária do Coletivo
A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) é uma nova área da Medicina Veterinária que interliga a Saúde Coletiva, a Medicina de Abrigos e a Medicina Veterinária Legal e faz parte da graduação e da residência na UFPR. A Saúde Coletiva envolve toda a parte da vigilância ambiental e da proteção da saúde, a Medicina de Abrigos cuida dos animais que já estão abrigados, enquanto a Medicina Veterinária Legal é primordial para a atuação em MVC, principalmente na coibição dos maus-tratos aos animais.