Conversando sobre Saúde começa no dia 21

18 novembro, 2011
00:00
Por
0
Ensino e Educação

Estabelecer, em conjunto com diferentes atores e setores, ações contínuas visando a promoção da saúde e da prevenção das doenças/agravos mais comuns e que acarretam altas taxas de morbi-mortalidade na comunidade acadêmica.

Este é o objetivo do evento ‘Conversando Sobre Saúde na UFPR’, que será promovido, de 21 a 24 deste mês, pela Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Cais) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os encontros serão realizados no auditório da Progepe, pela manhã, e no período da tarde, no Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas.

Segundo o médico sanitarista Marcelo Cosendey, coordenador do evento que integra o Programa de Promoção da Saúde dos Servidores da UFPR, a ação está estruturada em módulos que abrangem os grandes campos da área de promoção da saúde.

Profissionais de referência, com experiência comprovada no estudo/pesquisa desses diversos campos (Saúde Mental, a Saúde da Mulher, a Saúde do Homem, a Saúde da Criança, a Saúde do Trabalhador, e a Prevenção das Doenças não Transmissíveis), interagem com docentes, técnicos administrativos e estudantes, durante o evento, que é realizado anualmente. Agora em 2011, o evento abordará a área da Saúde do Trabalhador, destaca Cosendey.

Programação

O Conversando sobre Saúde, programado para ser iniciado na próxima segunda-feira, dia 21, às 10h30, no auditório da Progepe, Rua Dr. Faivre, 590, será aberto com a palestra ‘Gestão de resíduos na UFPR’. Ela será proferida pela bióloga Regina Célia Zanelatto, da Divisão de Gestão Ambiental da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU) da UFPR. Neste mesmo dia, só que às 16h30, a mesma palestra será realizada no Anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas, para atender a comunidade universitária lotada ou que frequenta o Centro Politécnico.

‘Acidente de trabalho fora do trabalho’ é o tema da palestra que será proferida pelo ortopedista da UFPR, Gabriel Skroch, e pela engenheira de segurança do trabalho/Sesao, Adriana Silva Fernandes. O encontro está marcado para as 10 h30min, no auditório da Progepe, e às 16h30min, no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas.

Para o dia 23, próxima quarta-feira, está programada a palestra ‘Alimentando-se com qualidade no ambiente universitário’. A temática será abordada pela técnica dietética e professora do Departamento de Nutrição da UFPR, Giane Sprada Mira, a partir das 10h30min, no auditório da Progepe, e às 16h30min, no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas.

No dia 24, a Cais/Progepe programou uma palestra que abordará a temática ‘Atividade Física dentro e fora do trabalho’. O encontro acontecerá às 10h30min, no auditório da Progepe, e às 16h30min no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas. Será conduzido pela professora Ana Osiek, do Núcleo de Qualidade de Vida da UFPR, e pelos professores Luciana da Silva Timossi e Jean Fuzetti Cavazza.

Fonte: Celsina Favorito

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]