Imagem Padrão

Convênio permite dupla diplomação

14 outubro, 2005
00:00
Por

A diretora do Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, Rosana de Sá Albuquerque viajou para a França representando o reitor Carlos Moreira Júnior para assinar o convênio que permite aos alunos do curso de Engenharia Mecânica receber seu diploma válido por duas importantes instituições de ensino: a UFPR e o Instituto de Ciencias Aplicadas de Lyon, na França.

Esta é a primeira ação concreta do processo de internacionalização da Universidade Federal do Paraná. Além de ampliar os programas de intercâmbio, não apenas no âmbito dos alunos, mas de professores e de parceria em programas de pesquisa, o processo de internacionalização da UFPR propõe que os alunos possam realizar seus estudos parte na Universidade Federal e parte em uma universidade no exterior, validando estes estudos pelo diploma duplo. ‘Inicialmente o convênio é válido para a Engenharia Mecânica, mas poderá ser extendido a outros cursos. O aluno estudará três anos na UFPR, dois em Lyon e depois volta para mais um semestre na UFPR. Após a conclusão na UFPR ele receberá os dois diplomas’, esclarece a professora Rosana.

Para o reitor Carlos Moreira Júnior este é um importante passo para fortalecer a instituição. ‘Temos demonstrado nos últimos anos, por meio das ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, que a UFPR é uma importante universidade no cenário nacional. Nossas ações são de inclusão e de ampliação. Além de trabalharmos em prol da inclusão de estudantes na universidades, agimos na busca de ampliarmos as possibilidades de inserção de todos os alunos da UFPR na comunidade internacional’, expõe.

Foto(s) relacionada(s):


Assinatura do convênio
Foto: Arquivo

Fonte: Patricia F. Dorfman

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]