Imagem Padrão

Fundação Alexander von Humboldt doa scanner planetário para a UFPR

23 fevereiro, 2017
10:14
Por
UFPR

 

Foto: Samira Chami Neves – Sucom/UFPR

O cônsul honorário da Alemanha e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha, Andreas Hoffrichter, entregou na tarde desta quarta-feira (22) ao reitor Ricardo Marcelo Fonseca um  scanner planetário alemão de alta resolução. O equipamento, doado pela Fundação Alexander von Humboldt a projeto de pesquisa da universidade, permite escanear objetos de diversos tamanhos e formatos, incluindo livros raros e documentos frágeis.

O cônsul destacou a presença alemã no Paraná e colocou-se à disposição da universidade para futuras parcerias. “Temos uma relação bastante intensa e extensa com a Universidade Federal do Paraná. Há muitos descendentes de alemães em Curitiba e no Paraná – famílias que ajudaram a construir e fortalecer a união Brasil-Alemanha, com  hábitos, tradições, educação e cultura”, afirmou.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a UFPR se sente grata pela doação e disse que o fortalecimento das relações com instituições alemãs está entre os objetivos de sua gestão na universidade.  “A internacionalização é uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa na UFPR”, afirmou.

Além do reitor, participaram do encontro  a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça; o assessor de Relações Internacionais, André de Macedo Duarte; a professora Catarina de Souza Moro, coordenadora da Copefor – Coordenação de Políticas de Formação de Professores;  e o  professor Paulo Astor Soethe, coordenador do curso de Segunda Licenciatura em Letras-Alemão do PARFOR/UFPR.

Veja todas as fotos no Flickr da UFPR.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]