Projetos e obras de infraestrutura demandam conhecimento técnico específico para não correrem o risco de não saírem do papel ou de serem paralisadas, ocasionando prejuízos para o município e para os cidadãos. Foto: Divulgação ITTI
Nesta segunda-feira (12), a direção do Setor de Tecnologia da UFPR se reuniu com representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), para discutir uma proposta de convênio entre e o consórcio e a Universidade, que possibilitará aos 81 municípios consorciados receberem consultoria técnica na realização de obras de infraestrutura e de desenvolvimento urbano, como pavimentação de asfaltos e iluminação pública.
De acordo com o diretor do Setor de Tecnologia, Horácio Tertuliano Filho, parcerias como esta são possíveis porque a UFPR investe em pesquisas na área e detém o conhecimento necessário por meio de seu corpo docente. “Todo conhecimento produzido na Universidade deve beneficiar a comunidade de alguma forma. Esta parceria pode possibilitar ainda a extensão universitária, permitindo que alunos de graduação e pós-graduação contribuam com suas pesquisas e adquiram experiência na realização de grandes projetos”, revela o diretor.
Para o presidente do Cindepar e prefeito de Astorga, Arquimedes Ziroldo, a parceria se faz necessária, pois uma das dificuldades, quando se trata de infraestrutura, é definir que tipo de obra deve ser realizada do ponto de vista do custo-benefício. “Por meio do consórcio adquirimos o maquinário e contratamos profissionais, mas não temos condições de dar este tipo de suporte aos municípios”, ressalta.
A reunião foi intermediada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), que destacou as vantagens da organização dos municípios no formato de Consórcio Público: “A união formalizada dos municípios permite agilidade na realização de obras e na aquisição de bens e serviços e facilita a transferência de recursos públicos”.
Também participaram do encontro os professores Mauro Lacerda Santos Filho (Setor de Tecnologia), Carlos Aurélio Nadal (Setor de Ciências da Terra), Eduardo Ratton (Departamento de Transportes), Eduardo Teixeira da Silva (diretor do Campus Avançado da UFPR em Jandaia do Sul) e o deputado estadual Tião Medeiros (PTB-PR).
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]