Imagem Padrão

Conselho Universitário pede tranqüilidade para trabalhar amanhã, 30

29 novembro, 2005
00:00
Por

A Comissão Paritária de Consulta reafirma que o resultado oficial da consulta para reitor e vice na UFPR ficará condicionado à sindicância. O presidente da Comissão, professor João Negrão, afirma que o documento que explica porque não irá divulgar o resultado final deverá ser protocolado na tarde desta terça, 29. ‘Entregamos às chapas todos os dados sobre a apuração, mas isso não quer dizer que é o resultado oficial’, explica.

Além dos dados já divulgados sobre os votos válidos, a Comissão liberou o número de votos brancos e nulos, bastante solicitado pela comunidade acadêmica.

Votos brancos: 68

Votos nulos: 328

Colégio Eleitoral Especial – A reunião do Conselho Universitário desta quarta-feira, 30, terá como tema central a votação para composição da lista tríplice. A lista tríplice é a lista enviada ao Minsitério da Educação para homologação dos nomes de reitor e vice pelo Ministro Fernando Haddad.

Conforme acordo histórico, o Conselho Universitário acata o resultado da consulta à comunidade acadêmica e vota a lista tríplice colocando como primeiro candidato os eleitos nas urnas e que representa a vontade da comunidade sobre quem deve administrar a instituição por quatro anos.

Pórem, como legalmente – pela Lei nº 9.192/95 e regulamentada pelo Decreto nº 1.916/96 – a eleição para escolha do reitor e vice é feita pelo Colégio Eleitoral Especial, formada na UFPR pelos membros do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores – 59 membros – é preciso que os candidatos que se inscrevem para concorrer à consulta também o façam na SOC – Secretaria de Órgãos Colegiados para poder, ao ganhar, compor a lista tríplice.

Composição da Lista Tríplice – O acordo firmado entre o Conselho Universitário e as entidades que representam os colégios eleitorais na consulta – APUFPR, Sinditest e DCE, envolvendo os candidatos é que, ao terminar a apuração dos votos e conhecido o vencedor, aqueles que perderam, retirem sua candidatura oficial na Secretaria de Órgãos Colegiados.

Este ‘acordo de cavalheiros’ garante que aquele legitimamente eleito pelas urnas figure único na lista tríplice, ao lado de nomes indicados por ele, apenas para compor a lista e, desta forma, a homologação do Ministro da Educação possa ser feita sempre prejuízos ao pleito.

Ao ser divulgado os dados da apuração, os candidatos Cid Aymbiré e Antonio Cesar retiraram sua candidatura na Secretaria de Órgãos Colegiados. Até a manhã desta terça-feira, 29, a SOC não havia recebido o pedido formal de retirada da candidatura da chapa Francisco e Júlio.

Foto(s) relacionada(s):


Sala do Conselho Universitário, prédio da Reitoria
Foto: Inajara da Silva

Fonte: Patricia Favorito Dorfman

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]