logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário debate implantação gradual do controle de frequência eletrônico na UFPR

 

A flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos da UFPR e a implantação da nova sistemática para controle de frequência foram assuntos discutidos na reunião de hoje do Conselho Universitário (COUN).

O controle eletrônico de frequência já opera em todas as unidades da Administração Central desde meados de 2015. A implantação do controle eletrônico de frequência, a partir de 1º de março de 2016, deverá ser gradual e amistosa à comunidade de servidores das unidades setoriais. Esta implantação se processará ao longo dos próximos 120 dias,  consolidando-se em 30 de junho de 2016, conforme anteriormente divulgado.

Debates consideraram vários aspectos

Os debates consideraram a oportunidade de conhecimento do sistema pela comunidade no  período em que a universidade estará em pleno funcionamento. Consideraram, ainda, a necessidade de conhecimento, capilarização e discussão de eventuais correções no sistema pelas chefias e servidores e, finalmente, a adaptação à nova sistemática na grande diversidade interna das unidades da UFPR.

Durante o mês de março, as unidades que têm seus servidores com jornadas definidas, sejam de 30 ou de 40 horas, e com horários de entrada e saída cadastrados pelas suas chefias, já poderão participar integralmente desta etapa. Eventuais dificuldades de cadastro, de definição da jornada, de login pelo servidor, de correção de entradas e saídas ou de homologação pelas chefias serão identificadas ao longo do primeiro mês e podem ser corrigidas pelas chefias até o dia 5 de abril.

Relatório de acompanhamento

No dia 15 de abril, será emitido um relatório de acompanhamento das ocorrências e inconsistências ocorridas. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o Centro de Computação Eletrônica (CCE) e as unidades debaterão em conjunto as dificuldades, procurando soluções e ajustes que permitam melhoria no sistema e segurança aos usuários.

O mesmo procedimento será adotado ao longo dos meses de abril, maio e junho, com a incorporação gradual e progressiva de ajustes para reduzir as inconsistências e minimizar as dificuldades. Novamente, correções poderão ser incorporadas até 5 de maio, 5 de junho e 5 de julho, com relatórios de acompanhamento em 15 de maio, 15 de junho e 15 de julho. Eles  serão sempre debatidos com as unidades.

Espírito amistoso

A Comissão do COUN que analisa as propostas de flexibilização de jornada está trabalhando intensamente. As propostas aprovadas serão incorporadas imediatamente, no mesmo mês. O COUN reafirmou que a homologação das solicitações aprovadas ocorrerá paralelamente à incorporação no sistema, para não haver retardo do processo. Unidades que estão em processo de implantação das 30 horas poderão justificar eventuais inconsistências durante o período de implantação até o quinto dia de cada mês subseqüente, até a consolidação do sistema, em julho de 2016.

Conselheiros que participaram do processo destacam o espírito amistoso que marcou as discussões. Este espírito amistoso se manifesta pela declaração de que servidores não serão penalizados, nos casos de eventuais dificuldades ou falhas. Importante ainda é reforçar as oportunidades de correção até o quinto dia de cada mês subseqüente. Esta característica é definitiva neste sistema de controle porque estará sempre disponível, mesmo após sua consolidação.

É importante ressaltar, finalmente, o produtivo debate envolvendo as administrações setoriais, os conselheiros e a administração central da Universidade. Isto demonstra a plena disposição de todos para o diálogo na construção de uma UFPR ética, responsável e solidária.

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...