O Conselho Universitário da UFPR (Universidade Federal do Paraná) aprovou na manhã do dia 24/04, por unanimidade, moção de apoio à greve dos servidores da instituição. Na moção, proposta pelo Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba) em manifestação promovida durante reunião do Conselho, o órgão declara apoio ao movimento e à sua pauta de reivindicações, bem como à abertura de negociações dos Ministério da Educação e do Planejamento com a categoria.
No texto, o Conselho Universitário – presidido ontem pelo reitor em exercício, Rogério Andrade Molinari – também assume o compromisso de que os servidores não sofrerão retaliações pelo fato de exercerem seu direito de greve.
No dia 17/04, o juiz federal Eduardo Fernando Appio despachou decisão considerando ilegal a greve dos servidores do Hospital de Clínicas. No mandado de intimação, o magistrado determina que a UFPR desconte os dias parados dos servidores em greve e instaure sindicância administrativa disciplinar individualizada, para averiguar possível ofensa ao Estatuto do Servidor Público Federal. O mandado foi emitido em consequência de ação civil pública proposta por iniciativa do Ministério Público Federal com o objetivo de assegurar o atendimento médico do HC.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]