Imagem Padrão

Confira a programação do terceiro dia do Festival de Inverno da UFPR

15 julho, 2017
22:00
Por

Neste domingo o Festival de Inverno da UFPR agita a programação de Antonina, Matinhos e Paranaguá, confira!

Antonina

12h30 – Theatro Municipal

Grupo Arte da Comédia – A Loucura de Isabella

Isabella, iludida pelo jovem Horácio que lhe promete casamento, vai para a cidade natal dele, conhecendo assim, sua rival Flaminia. Ao descobrir que Inácio ainda tem sentimentos pela antiga prometida, entra num profundo conflito emocional, chegando à loucura. As personagens da Commedia Dell’ Arte, transferidas para uma realidade brasileira, abordam nas entrelinhas, questões políticas e sociais do país, fazendo com que o assunto principal da comédia, que é manter a palavra e a honra, também ganhe esse foco.

16h00 – Theatro Municipal

Grupo de MPB – É preciso estar atento e forte, 50 anos de Tropicália – Festival de Inverno da UFPR – divulgação

Grupo de MPB da UFPR

O Grupo de MPB da UFPR nasceu em 1994 sendo composto por profissionais e estudantes da comunidade interna e externa à Universidade que tem como propósito pesquisar e difundir a música brasileira e, ao mesmo tempo, explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico. Neste ano, de modo crítico e bem humorado, o Grupo de MPB da UFPR traz à cena o espetáculo É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE: 50 ANOS DE TROPICÁLIA, inspirado pelo movimento artístico/musical da década de 60, que ‘misturou’ toda nossa música e revolucionou a cultura brasileira.

Direção Geral: Prof. Dr. Paulo Zarbin | Direção Musical: Ms. Cainã Alves | Direção Cênica: Léo Moita

19h00 – Igreja São Benedito

Circuito SESC – Banda de Um Homem Só

Banda de um homem só – Festival de Inverno da UFPR – divulgação

Davi Henn – A Banda de um Homem Só, tem como principal influência o Blues do delta do Mississipi dos anos 30. Como homem-banda, é um músico versátil que constrói os próprios instrumentos e chega a tocar até oito deles de uma só vez, tornando suas apresentações enérgicas e únicas.

20h30 – Theatro Municipal

Orquestra Filarmônica da UFPR – Mais forte é a sombra onde há muita luz

A Orquestra Filarmônica da UFPR traz o espírito do romantismo germânico encarnado de forma diferente em três compositores e obras bastante distintos. Beethoven, com a Sétima Sinfonia; Mendelssohn, com a Abertura das Hérbridas, “A gruta de Fingal” e Kurt Atterberg, com sua Suite para Violino, Viola; e Orquestra de Cordas, trazendo o confronto entre a modernidade e a nostalgia romântica, que marcou grande parte da esfera musical de influência germânica na primeira metade do século XX.

22h00 – Coreto Praça Coronel Macedo

Relespública

Relespública - 27º Festival de Inverno da UFPR - divulgação

Relespública – 27º Festival de Inverno da UFPR – divulgação

A Relespública foi formada em 1989 em Curitiba e mantém a mesma formação inicial, com Fabio Elias (voz e guitarra), Emanuel Moon (bateria) e Ricardo Bastos (voz e baixo). Em 2017 estão comemorando 28 anos de história.

Paranaguá

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR – todas as atrações

08h – 20h – Exposições visitação (abertas todos os dias menos na segunda-feira – 17/07)

Assim Vivem os Homens – Cultura Popular

A mostra “Assim vivem os homens” aciona memórias, valoriza os atos do dia-a-dia, os costumes, mas também fala de sonhos e de imaginação. Esculturas cujas temáticas abrangem as atividades festivas, cotidianas e imaginárias do povo brasileiro. Bruna Portela , curadora da exposição, explica que o critério de curadoria que foi selecionado são obras potentes, capazes de transmitir ao público a força poética da nossa arte popular.

Corpos e Objetos na Amazônia

A exposição explora — através de peças, fotografias e animações — a relação entre corpos e objetos no pensamento dos indígenas das Terras Baixas da América do Sul, em um percurso pelos objetos de povos como os Kayapó, Ka’apor ou Mamaindê. Muitos desses são usados para enfeitar os corpos e transformá-los, como por exemplo os adornos plumários, colares ou perfuradores. Outros, como as máscaras, têm a capacidade de tornar presentes os “corpos dos espíritos”. Alguns, até mesmo podem ser considerados, eles próprios, “corpos” de seres ancestrais.

Deuses que Dançam

O evento é parte de uma parceria entre o MAE e o curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral que pretende oportunizar o contato da população com elementos provenientes da cultura do Candomblé, a partir da representação material de suas Divindades. A proposta da exposição é dotar os Orixás de “visualidade material”, permitindo assim o contato do público com elementos da religião, como as danças e músicas de seus rituais e celebrações.

10h – 11h – Jogo Educativo – Encontro nas Araucárias

Gênero: Jogo de Negociação Histórica (LARP)

Faixa-etária: A partir de 12 anos

Vagas: 10

Inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento, ou antecipadamente pelo e-mail: mae.acaoeducativa@ufpr.br

Contextualização do Jogo:

Período: Anterior à chegada dos europeus. Século XV.

Local: Região sul do atual território do Brasil.

História: Um grupo de Tupinambás que vive no litoral precisa chegar até o rio Paranapanema. Para isso, precisam atravessar um território que vive um grupo de Guaianás. São dois grupos diferentes e ambos querem evitar o confronto. Os Tupinambás pretendem evitar o conflito para chegar mais rápido a seu destino. Já os Guaianás estão preocupados com a chegada do inverno que se aproxima, não sendo uma boa hora para guerrear. Então, no encontro, os dois grupos precisarão negociar, valendo-se de objetos e muita lábia, como forma de evitar o confronto.

11h – Lançamento do livro “Paisagem Sonora do Boi de Mamão Paranaense: uma Geografia Emocional” (Editora UFPR) e sessão de autógrafos.

Autora: Beatriz Helena Furlanetto

13h30 – Apresentação de atabaques na exposição “Deuses que Dançam”.

(Aguardando confirmação)

16h30- 18h – Jogo Educativo – Encontro nas Araucárias

Gênero: Jogo de Negociação Histórica (LARP)

Faixa-etária: A partir de 12 anos

Vagas: 10

Inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento, ou antecipadamente pelo e-mail mae.acaoeducativa@ufpr.br

18h30 – Coro da UFPR

Coro da UFPR - Festival de Inverno da UFPR - divulgação

Coro da UFPR – Festival de Inverno da UFPR – divulgação

Neste concerto o Coro da UFPR apresenta o Requiem de W. A. Mozart. O desafio que o grupo se impõe, é encontrar a razão das dificuldades técnicas de realização e relacioná-las à profundidade do conteúdo que ilustram. Para tanto, os exercícios de concentração e interpretação são as principais ferramentas de estudo neste ano.

Matinhos

09:00h às 11:00 – Mesa de diálogos – Inquietude e caretice, a performance dentro da instituição.

Conversa sobre e em com profº Drº Fabio Salvatti do Departamento de Artes da UFSC e integrante do Estúdio de Arte Rebelde; Titi Souza – Profª Drª do Curso de Tecnologia em Produção Cênica da UFPR e integrante do Corpos Inquietos e o Diretor Teatral Fabio Kinas – mestre em Artes da Cena e do Espetáculo pela Universidade de Paris VIII e integrante da “Cia. EmCômodoTeatral”.

Local: Auditório – UFPR Setor Litoral

Horário_ das 9h às 11h

Produção: Corpos Inquietos

11:00 às 14:00 – Performances “Edital Corpos Inquietos) – (Espaço Entreblocos)

Trata-se de uma ação a partir de uma parceria construída entre Núcleo de Pesquisas Corpos Inquietos, PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, com o 27º Festival de Inverno da UFPR e com o Curso de Artes da UFPR – Setor Litoral o qual terá como resultado a apresentação de trabalhos de artistas da comunidade externa e interna que foram selecionados via edital.

11h as 14h – Pixo/Arte – Realização de grande mural coletivo (Espaço Entreblocos)

O Pixo/Arte é uma ação do Projeto de Extensão “Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais” com o apoio da direção do setor, com o proposito estreitar diálogos e oportunidades artísticas no debate e valorização da relação entre o Pixo e as Artes Visuais em sua relação com a comunidade interna e externa á universidade.

11 às 14h – “Atelier de pintura infantil” (Espaço Entreblocos)

“Atelier de pintura infantil” aberta á qualquer idade, possibilitara uma experiencia estética e de apreciação artística as crianças que forem visitar o festival. Esta atividade é uma ação do Projeto de Extensão “Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais”, realizadas por alunos do Curso de Licenciatura em Artes

12:00 às 14:00 – Espaço de Apresentações Artisticas (Espaço Entreblocos)

Haverá durante o horário de almoço um espaço com microfone aberto a comunidade para apresentações artísticas possibilitando intervenções espontâneas das mais variadas expressões artísticas.

14h00 – Auditório UFPR

Um2Duo Percussion

UM2UO – 27º Festival de Inverno da UFPR – Divulgaçao

UM2UO é um grupo de música de câmara vinculado à Orquestra Filarmônica da UFPR, grupo nacionalmente conhecido por seus trabalhos com música nova. Formado por Luís Fernando Diogo e Vinicius Portes (ambos membros da Filarmônica em temporadas passadas), UM2UO já foi atração em festivais de música como o Festival Internacional de Percussão de Curitiba, Bienal Música Hoje, Simpósio Internacional de Música Nova e Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro, no qual foram premiados no Concurso Internacional de Música de Câmara. Amigos na vida e na música há mais de dez anos, entre os festivais e trabalhos acadêmicos, os integrantes executam tanto trabalhos solos como camerísticos.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]