logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conferência inédita reunirá estudantes dos programas PEC e Reingresso

Estudantes ligados ao PEC (Programa de Estudantes Convênio) e Reingresso UFPR estão convidados a participar de uma conferência que será realizada na próxima sexta-feira (30), com o tema “Ser negro, ser estrangeiro, ser estrangeiro e negro numa universidade brasileira”. A ideia é dar visibilidade a esses estudantes na UFPR e debater suas experiências, reunindo subsídios para políticas institucionais que atendam suas necessidades.

Deverão participar estudantes do PEC-G (graduação) e PEC-PG (pós-graduação), além do Reingresso UFPR e do Pré-PEC-G, que oferece aulas de língua portuguesa a alunos que ainda não ingressaram na universidade – o que só poderão fazer depois de aprovados no exame Celpe-Bras.

O PEC é um programa dos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. É desenvolvido em parceria com universidades públicas e privadas.

Além dos estudantes, a conferência reunirá representantes do PEC e do Reingresso, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) e da Agência UFPR Internacional.

O parte da programação do Mês da Consciência Negra na UFPR. A ideia é que se repita anualmente a partir de agora.

Conferência de estudantes Pré PEC-G, PEC-G, PEC-PG e Reingresso UFPR
Data: 30 de novembro – sexta-feira
Local: Edifício Dom Pedro II – Reitoria – anfiteatro 1000 – 10° andar

Programação
13:30 – 14:20 Abertura: Programas PEC-G, PEC-PG e Reingresso – Resultados e desafios
14:30 – 15:20 Fala dos estudantes Reingresso
15:30 – 16:20 Fala dos estudantes Pré- PEC-G e PEC-G
16:30 – 17:20 Respostas às falas dos estudantes: Prae e Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade UFPR e Agência UFPR Internacional
17:30 – 18:20 Resoluções para Conferência em 2019

pt_BRPortuguese