Imagem Padrão

Conexão de Saberes na UFPR

31 outubro, 2005
00:00
Por

São 25 alunos de diversos cursos selecionados para o programa que agora estão desenvolvendo uma pesquisa com todos os alunos de graduação para traçar o perfil dos estudantes da UFPR. Eles trabalham 12 horas por semana em troca de uma bolsa auxílio no valor de R$ 241,50. O levantamento permitirá que a UFPR saiba de onde vêm seus alunos, como vivem, a que classe social pertencem e qual a renda familiar, além das reais necessidades de cada um. A pesquisa é feita simultaneamente nas outras universidades integrantes do Conexão dos Saberes. O MEC quer traçar um panorama geral dos estudantes de universidades públicas.

Durante a visita que o coordenador nacional do programa, Jailson de Souza Silva e professor da Universidade Federal Fluminense, fez ao grupo de estudantes, informou que para o próximo ano, o governo está destinando R$ 6 milhões de reais e que a meta é instalar o Conexão dos Saberes em cada estado brasileiro. O coordenador elogiou as atitudes que vêm sendo implantadas na UFPR para democratizar o ensino superior, como o PROVAR – programa que permite a transferência de alunos de instituições privadas e o sistema de cotas raciais e sociais no vestibular.

Vale do Ribeira – Em outubro os integrantes do Conexão dos Saberes iniciam nova pesquisa, desta vez no Vale do Ribeira, em Cerro Azul. Farão contatos com alunos de nível médio em condições de prestar vestibular e ingressar no ensino superior. “Vamos também identificar os problemas dos moradores para que sejam criados programas de melhoria das condições de vida, de geração de empregos e de atendimento de saúde”, explicou a coordenadora pedagógica do Programa, Rosa Maria Zagonel.

História de Vida – A primeira tarefa dos integrantes do Conexão dos Saberes foi escrever sobre a própria história. Tudo o que eles produziram está agora sendo editado num livro que deverá ser lançado ainda este ano. São textos sobre a origem de cada um, os sonhos, as dificuldades para estudar e as conquistas, segundo informou a coordenadora pedagógica do Conexão dos Saberes.

Uma nova visão de Universidade – Para o estudante Adelan Silvério do curso de Engenharia Industrial Madeireira e ex-aluno do curso de Filosofia, muita coisa mudou depois que passou a integrar o grupo de bolsistas do Conexão dos Saberes. “Hoje percebo uma instituição preocupada com a realidade do seu povo e dos seus estudantes. Vejo também que os programas de extensão atingem os objetivos e conseguem ajudar muita gente. Antes imaginava que tudo não passava do papel”.

Aderlan acredita que grande parte dos integrantes do Conexão dos Saberes não poderia terminar o curso, mesmo sendo na UFPR, se não existisse um programa de bolsas, um auxílio que está permitindo a continuidade dos estudos, além de experiências profissionais.

.

Foto(s) relacionada(s):


Reunião do Grupo
Foto: Izabel Liviski

Fonte: ACS

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]