logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comunidade lota teatro para comemorar 103 anos da Universidade Federal do Paraná

Cerca de 600 pessoas acompanharam a sessão solene para os 103 anos da UFPR. FOTO: Samira Chami Neves
Cerca de 600 pessoas acompanharam a sessão solene para os 103 anos da UFPR. FOTO: Marcos Solivan

Orgulho, gratidão e reconhecimento. Na noite desta terça-feira (15), esses sentimentos lotaram o Teatro da Reitoria, assim como centenas de pessoas que fizeram questão de estar presente e comemorar os 103 anos da Universidade Federal do Paraná.

A cerimônia foi realizada como uma sessão solene do Conselho Universitário, especialmente convocada para a celebração. No palco, estava o órgão máximo deliberativo da UFPR, formado por professores, técnicos, alunos e membros da sociedade; na plateia, comunidade acadêmica, parentes e amigos; à frente de todos, grandes servidores e estudantes que receberam, um a um, homenagem especial da Universidade por destaques conquistados durante 2015.

140 estudantes, professores, técnicos e colaboradores terceirizados receberam homenagem da Universidade. FOTO: Samira Chami Neves
O estudante Daniel Trento Otto (à esquerda) e o professor Jorge Luiz Erthal – representantes de projeto das engenharias vencedor de enduro universitário – foram dois dos 140 homenageados na noite. FOTO: Samira Chami Neves

O reconhecimento foi feito a 140 pessoas, entre pesquisadores, servidores técnico-administrativos, colaboradores terceirizados e alunos de empresas juniores, atléticas, esportistas e os vencedores de premiações por sua produção ou conhecimento. (conheça um pouco sobre os homenageados)

FOTO: Samira Chami Neves
Reitor Zaki Akel relembrou conquistas dos últimos anos que mostram o potencial da Universidade. FOTO: Samira Chami Neves

“Uma palavra pode definir o que estamos sentindo: orgulho. Orgulho em ver quantas pessoas vêm dedicando seus melhores anos a transformar a realidade dos paranaenses”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho. Para ele, o momento tornou-se ainda mais especial ao relembrar todas as adversidades enfrentadas pela UFPR durante o último ano. “Se a Universidade tinha uma reserva de fé, de energia para a luta, de serenidade para os tempos difíceis, em 2015 tivemos que resgatá-la. Mas esta é uma comunidade guerreira, fortalecida, que não se entrega às dificuldades e faz questão de mostrar que é pela educação que emanciparemos nosso povo e traremos mais desenvolvimento para o Paraná”, completou.

HUMANA
O vice-reitor, Rogério Mulinari, reforçou o comportamento diferenciado que se despontou na comunidade da UFPR ao precisar enfrentar um ano de crises. “Muitos enxergam 2015 apenas pela perspectiva de um ano de dificuldades, sonhos desfeitos, choque de realidade e crises. Claro que isso nos afetou. Mas, na UFPR, temos outra visão: a de que 2015 foi sim tempo de recompensas, reconhecimento, realizações e, acima de tudo, oportunidades”, afirmou.

Para o vice-reitor Rogério Mulinari, a visão diferenciada da UFPR transformou crises em oportunidades. FOTO: Samira Chami Neves
Para o vice-reitor Rogério Mulinari, a visão diferenciada da UFPR transformou crises em oportunidades. FOTO: Samira Chami Neves

Ao recordar algumas das conquistas, Mulinari ressaltou que a Universidade avançou em diversas direções no último ano. Entretanto, segundo ele, a dimensão humana foi a mais expressiva; uma característica da própria UFPR. “Cada vez mais, a UFPR transforma-se em uma universidade para todas as gentes. Cada vez mais, a sociedade sabe que pode contar conosco”, avaliou, fazendo referência aos programas de inclusão social e enfrentamento à violência lançados de forma pioneira neste ano.

DEMOCRÁTICA
Em meio ao balanço sobre desafios e conquistas de 2015, o reitor Zaki Akel voltou ainda mais alguns anos para relembrar à comunidade o quanto a UFPR vem se fortalecendo, dia após dia, mostrando sua relevância e seu impacto para a educação brasileira.

Clique na imagem e confira mais números sobre 2015 para a UFPR
Clique na imagem e confira mais números sobre 2015

Ele destacou a expansão da Universidade, que, somente nos últimos sete anos, aumentou em mais de 50% o número de cursos de graduação e pós-graduação; ampliou sua estrutura – na capital e para o interior – passando de 370 mil a 531 mil metros quadrados; e mais que triplicou o número de alunos beneficiados com bolsas de assistência estudantil.

De acordo com o reitor, a evolução do Hospital de Clínicas após a aprovação da cogestão com a Ebserh (resultando em reabertura de leitos, compra de equipamentos e reativação de vários serviços); os avanços na concessão de patentes e diversas frentes para a inovação; além da institucionalização de práticas democráticas, maior respeito, diálogo e transparência, foram outras conquistas que evidenciam o potencial de superação e compromisso da UFPR.

Show pirotécnico doado à UFPR encerrou a noite de comemorações. FOTO: Samira Chami Neves
Show pirotécnico – doado à UFPR pela empresa Líder Fogos & Shows Pirotécnicos – encerrou a noite de comemorações. FOTO: Samira Chami Neves

VIBRANTE
Ao final, a solenidade dos 103 anos registrou ainda dois momentos especiais. Um deles foi o vídeo “Um olhar sobre a UFPR”, produzido pela UFPRTV, que transmitiu a cerimônia ao vivo pelos canais 15 da NET e 187 da VivoTV, além da internet. O vídeo apresenta como as ações da Universidade impactam – e muitas vezes redirecionam – a vida das pessoas que por ela passam.

O outro momento foi o encerramento da noite, já do lado de fora do Teatro, em que um show pirotécnico – cedido gratuitamente à Universidade – convidou todos a compartilhar o orgulho em ser UFPR.

Clique na imagem para assistir ao vídeo exibido na cerimônia
Clique na imagem para assistir o vídeo exibido na cerimônia


*CONFIRA ÁLBUM COMPLETO DE FOTOS*

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...