Complexo Hospital de Clínicas apresenta relatório de atividades 2015 à diretoria da Ebserh

01 setembro, 2016
15:19
Por
0
UFPR

29285618121_3442700320_k

Em cerimônia no Hall da Administração do Hospital de Clínicas da UFPR, a diretoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) recebeu, nesta quarta-feira, dia 31, o relatório de atividades do Complexo Hospital de Clínicas (CHC) referente ao ano de 2015. Na ocasião, foram apresentados também o Código de Conduta Funcional do CHC, o manual de direitos Exercendo Cidadania e as novas instalações do datacenter e da Unidade de Diagnóstico por Imagem. O evento contou, ainda, com a presença do trio de cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR.

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o presidente da Ebserh, Kleber de Melo Morais, o superintendente do CHC, Flávio Daniel Saavedra Tomasich, e o presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (AAHC), Euclides Scalco, além de membros da comunidade do hospital e do setor de Ciências da Saúde da Universidade.

Vencendo desafios

“Apesar das dificuldades, da crise que vive o nosso país, continuamos indo em frente”, declarou Tomasich, ressaltando que neste ano foi dado o pontapé inicial no novo Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do CHC, que contou com a participação da comunidade interna dos hospitais e com o auxílio do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Em agosto, o HC comemorou 55 anos e os recursos da campanha Anjos Pela Vida possibilitaram que todas as unidades do hospital se mantivessem abertas e funcionando.

O ano de 2015 foi marcado por ter sido o primeiro da gestão compartilhada com a Ebserh, que trouxe novos funcionários e, consequentemente, reestruturação nos recursos humanos e reabertura de leitos – 36 deles das Unidades de Terapia Intensiva e duas novas salas no centro cirúrgico. Foram inaugurados, ainda, os serviços de Cirurgia Oncológica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, além da reestruturação do Serviço de Anestesiologia e das unidades de Processamento de Materiais Esterilizados e Clínica Cirúrgica. Investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões tornaram o Serviço de Neurologia do HC o mais moderno do país.

Hoje, entre os números de destaque acadêmico do Complexo estão: 708 professores e médicos, 320 residentes médicos, 97 residentes multiprofissionais, 214 estudantes de especializações e 245 estudantes de mestrado e doutorado.

O reitor comemorou o sucesso da parceria com a Ebserh, afirmando que houve um aumento de 25% nos atendimentos. “Trabalhando em rede, cada um ajuda o outro”, declarou. Ele também lembrou que muitas das iniciativas que estão sendo colocadas em prática só mostrarão seus resultados no futuro. “Semeamos árvores que não poderemos colher os frutos, mas é assim que se faz uma grande universidade”.

Morais elogiou o trabalho de Tomasich e Akel Sobrinho e disse que um órgão da rede pública da magnitude do CHC tem que ter qualidade. “A Ebserh veio para somar à assistência, à pesquisa e à academia. E não poderia ser diferente”.

Lançamentos

A assistente social Mônica Tramujas Sniecikoski apresentou o manual de direitos Exercendo Cidadania, voltado aos pacientes. O livreto explica de maneira simples direitos que os cidadão têm e muitas vezes desconhecem, facilitando a vida dos pacientes que precisam, por exemplo, recorrer à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública ou dispor de serviços como a oxigenioterapia domiciliar. Já o Código de Conduta visa melhorar o ambiente de trabalho e as relações interpessoais dentro do CHC, atentando sempre à ética e ao aperfeiçoamento do atendimento ao paciente.

A introdução do novo sistema digitalizado da Unidade de Diagnóstico por Imagem possibilitará que milhares de exames deixem de ser revelados diariamente, economizando recursos e reduzindo a produção de lixo tóxico da Universidade.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]