Companhia de Teatro da UFPR lança e-book produzido durante período de isolamento

14 setembro, 2022
12:10
Por
0
Extensão e Cultura

O resultado do processo criativo desenvolvido em trabalho remoto pelos integrantes da Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná está reunido no livro “Reviravoz: Textos Solos Curtos. Produzido em formato digital, o e-book está disponível gratuitamente na página da CIA de Teatro da UFPR. Até sábado (17), também é possível acessar o livro diretamente no estande da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), na Feira do Livro Editora UFPR.

O livro digital foi desenvolvido durante o ano de 2021 e reúne dramaturgias para espetáculos solos, criadas em trabalho remoto pelo diretor da CIA de Teatro, Rafael Lorran, e os membros do elenco. “A publicação, com registro na Biblioteca Nacional, é uma realização inédita deste grupo artístico da UFPR, e representa uma importante produção em tempos de pandemia, registrando processos de criação e escritas criativas de estudantes e membros da comunidade vinculados à universidade a partir dessa ação de extensão e cultura”, ressalta Lorran.

A Cia de Teatro da UFPR é composta por elencos giratórios, ou seja, a cada ano, através de processo seletivo aberto à comunidade, novos participantes passam a integrar o grupo. Durante 12 meses, esse novo elenco, composto por pessoas com mais de 18 anos, com ou sem experiência em teatro, desenvolve projetos de pesquisa e criação teatral. “Os processos criativos propõem um olhar para as interseções entre pesquisa, experimentações cênicas e montagens teatrais, mobilizamos eventos, espetáculos, intercâmbios e espaços de relação no âmbito da extensão universitária” explica o diretor.

Em função da pandemia da covid-19, todos os encontros de trabalhos da Companhia em 2020 e 2021 aconteceram em plataformas virtuais. O resultado é a antologia composta por 17 textos curtos escritos pelo elenco de 2021. Lorran conta que tanto a organização e o formato do e-book surgiram a partir da “investigação sobre princípios e procedimentos da experimentação sobre a escrita dramatúrgica a partir da autoficção e biodrama”. Produzidos em período de isolamento, os textos unem trabalho extensionista mas também apresentam experiências afetivas, subjetivas e o desejo de narrar as perspectivas de mundo de cada autor.

Para o diretor, a criação de um e-book por estudantes, por uma companhia de teatro de uma universidade pública, “reforça a potência dos processos de criação artística e dos mecanismos de cultura” da instituição. Criado como forma de registro das memórias de trabalho do grupo, o livro é uma contribuição para o campo da dramaturgia, proposta em caráter de experimentação por estudantes de teatro, e um diferente material artístico, indo além do espetáculo teatral.

Lançamento de Reviravoz no 32º Festival de Inverno da UFPR – Foto: Patricia Ressurreição

Reviravoz no palco do Festival de Inverno da UFPR
O lançamento oficial do e-book Reviravoz: Textos Solos Curtos aconteceu durante o 32º Festival de Inverno da UFPR, em Antonina, no mês de julho, em apresentação única. Para o evento de lançamento, o elenco de 2021 – autores do livro – fez um trabalho de imersão com o elenco de 2022 para, juntos, em processo de criação presencial, desenvolver um ato de leitura coletiva que foi apresentado no Theatro Municipal de Antonina.

O processo para a apresentação do lançamento do e-book foi mais uma etapa de criação, “tornando possível o reconhecimento e transformação da palavra pelo encontro e experimentação com ações do corpo, ações da voz e, principalmente, a força que há na partilha entre performers e espectadores, nesse encontro onde as proposições dramatúrgicas ganham vida e ampliam olhares sobre o mundo”, explica o diretor.

“Esse e-book registra um ano de pesquisa teatral em caráter de isolamento, onde um elenco composto por 19 pessoas manteve-se em trabalho, apesar da urgência e necessidade de isolamento social por conta da pandemia. Isso diz muito sobre o quanto nossas pesquisas no campo das artes são atravessadas pelas investigações em diferentes áreas de conhecimento, também redimensionadas politicamente pela esfera institucional que constitui a criação de grupos universitários”, conclui Rafael Lorran.

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]