A Comissão Organizadora da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou os preparativos para a 75ª edição do evento de divulgação científica que, depois de três anos, voltará a ser realizado de modo presencial, em 2023, na cidade de Curitiba, tendo a Universidade Federal do Paraná (UFPR) como anfitriã.
Em reunião realizada na sede da Fundação Araucária na semana passada, representantes de universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade organizada deram início aos trabalhos de organização do encontro, programado para acontecer de 23 a 29 de julho de 2023.
A reunião foi conduzida pela vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz, e pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis. Também estiveram presentes representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), da Fundação Araucária, da Secretaria da Educação e do Esporte, da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc-PR), do Hospital Pequeno Príncipe e do Convention Bureau.


Em fevereiro deste ano, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, esteve reunido com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, para conhecer os parceiros da organização, as instalações dos campi da UFPR e os pontos da cidade que deverão ser palco das diversas atividades externas do evento.
A SBPC existe há mais de 70 anos e reúne entidades públicas e privadas de ciência e de tecnologia. A reunião anual é realizada sem interrupções desde 1949 e é considerada o maior encontro de cientistas, estudantes e interessados em ciência do Brasil e da América Latina. Curitiba foi sede da SBPC em cinco ocasiões e o retorno para a cidade ocorrerá 37 anos depois da última vez, em 1986.