

Um grupo de professores da Universidad Nacional Agraria La Molina, de Lima, Peru, esteve hoje (01/07) pela manhã visitando o reitor Zaki Akel Sobrinho. Juntamente com o diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Eduardo Teixeira da Silva, e do professor Carlos Siqueira, Assessor de Relações Internacionais, a comissão apresentou um projeto de convênio entre as duas instituições.
O objetivo é o intercâmbio de pesquisas, professores e alunos na área de Engenharia Florestal, além do desenvolvimento de projetos em comum. A universidade peruana tem especial interesse na capacitação de seus profissionais e já tem 12 professores selecionados para fazer doutorado na UFPR.
O professor Juan Carlos Messias, da área de relações internacionais de La Molina, explica que o governo peruano tem como uma das prioridades o reflorestamento de áreas degradadas por conta de atividades de mineração. Já o professor Eduardo Silva salienta as grandes diferenças climáticas e geográficas do Peru, que se tornam áreas férteis para pesquisas brasileiras.
Ao final da reunião, o decano do curso de Engenharia Florestal de La Molina, professor Milo Bozovich Granados, convidou o reitor Zaki Akel Sobrinho para visitar a universidade peruana em agosto ou setembro e lá assinar oficialmente o convênio. A agenda será acertada a partir de agosto.