logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comissão de Gestão de Patrimônio da UFPR pede agilidade dos servidores

O presidente da Comissão de Gestão de Patrimônio da Universidade Federal do Paraná, Joel Souza e Silva, pediu agilidade dos servidores técnicos e docentes no atendimento de pendências de inventário dos bens móveis da UFPR.

“Os bens que não foram inventariados precisam ser localizados para serem regularizados.  E é importante fazermos isso o mais rapidamente possível”, comentou Silva, que conduziu hoje (dia 5) a primeira reunião do ano com a participação dos presidentes das subcomissões. Criada em maio de 2013, a Comissão de Gestão de Patrimônio da UFPR tem 14 integrantes, entre servidores técnico-administrativos e docentes.

Seu objetivo é garantir a aplicação da legislação que regulamenta o processo de realização dos inventários nas organizações do Governo Federal – a Lei 4320/64 (em seu Artigo 106) e a Portaria 1162/85, do Ministério para Assuntos Extraordinários.

Joel: "Os bens que não foram inventariados precisam ser localizados para serem regularizados". Imagem: Marcos Solivan/ACS da UFPR.
Joel: “Os bens que não foram inventariados precisam ser localizados para serem regularizados”. Imagem: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

A legislação estabelece que os inventários de bens móveis devem ser feitos anualmente para a verificação do seu estado de conservação.

Fases

O trabalho da comissão começou em 2013 com visitas a vários órgãos federais para conhecer a realidade no setor público e como a legislação tem sido aplicada. Em um segundo momento, a UFPR criou suas próprias normas internas (a Resolução 28/13), aprovada pelo Conselho de Administração e Planejamento (Coplad).  A terceira fase do processo foi o treinamento dos cerca de 300 servidores que fariam o inventário de 2014.

Para isso, a comissão elaborou apostilas e desenvolveu a ferramenta tecnológica que abriga os dados lançados pelos servidores – o Sistema de Administração do Patrimônio (SAP). O trabalho de inventariado começou efetivamente em junho de 2014.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...