logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comemorações do centenário terão hoje título para Waltel Branco e aniversário do Setor de Educação

Waltel Branco irá receber título de Doutor Honoris Causa da UFPR
Waltel Branco receberá título de Doutor Honoris causa

Dois eventos marcam nesta quarta-feira (19/09) o centenário da Universidade Federal do Paraná, conforme vem sendo feito desde o início do ano sempre no dia 19 de cada mês. Às 19 horas, no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, será concedido o título de Doutor Honoris Causa ao compositor Waltel Branco, em sessão pública do Conselho Universitário. O homenageado receberá pessoalmente o título.

Waltel Branco é uma referência na música paranaense e brasileira. Tem uma obra extensa, com mais de 20 discos autorais e participação com cerca de mil discos importantes da música brasileira, como instrumentista, regente ou arranjador. Entre os artistas com os quais estabeleceu essas parcerias estão Elizeth Cardoso, Altamiro Carrilho, João Bosco, Tim Maia, João Gilberto (todos os arranjos de Chega de Saudade são de Waltel), Baden Powell, Alceu Valença, Sérgio Mendes, Dorival Caymmi, Roberto Carlos, Cazuza, Gal Costa, Astor Piazzola, Tom Jobim e vários outros. Foi por mais de 20 anos compositor e arranjador da Rede Globo, sendo suas as trilhas sonoras de Irmãos Coragem, Bem Amado, Roque Santeiro, Morte e Vida Severina, entre outras. No exterior, tocou com Nat King Cole, Quncy Jones e Henri Mancini. Essas e outras realizações foram consideradas pelo Conselho Universitário ao aprovar o título para a compositor.

ANIVERSÁRIO

Outra atividade da noite é a Comemoração dos 39 anos do Setor de Educação. As atividades serão na Sala Homero de Barros, no Edifício D. Pedro I, Rua General Carneiro, 460, 1º andar. Na oportunidade, serão homenageados 11 aposentados, entre professores, técnicos administrativos e ex-diretores do setor.
Haverá também o lançamento de três livros de professores da UFPR. “Xadrez e educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico”, organizado pelo professor Wilson da Silva; “Sentidos e sensibilidades: sua educação na história”, do professor Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, e “Memória da Bioquímica no Paraná: a criação de uma escola de pesquisa”, organizado por Myryan Regina del Vecchio de Lima.
O processo de criação do Setor de Educação confunde-se com a história da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, fundada no ano de 1938 por um grupo de intelectuais e político.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...