ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começou o Seminário de Inclusão no Ensino Superior

Palestra sobre Núcleos de Inclusão. Foto: Leonardo Bettinelli

Com uma plateia lotada de estudantes e professores interessados nas questões de inclusão educacional, começou na manhã de terça-feira, o I Seminário de Inclusão no Ensino Superior promovido pela UFPR. As atividades se realizam durante todo o dia, no Salão Nobre do Curso de Direito, Prédio Histórico, 50, na Praça Santos Andrade, Centro. A abertura contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho. Em seguida, começou a palestra “A inclusão no Ensino Superior: em foco os Núcleos de Apoio e de Acessibilidade”.

A professora Leomar Marchesini, do Centro Universitário Uninter, apresentou a experiência dessa universidade particular. Os alunos com necessidades educacionais especiais, tanto aqueles com aulas presenciais quanto em Educação a Distância contam com o núcleo da Uninter desde 2006. Atualmente, são atendidos 569 alunos. Ela destacou que não basta colocar o aluno na sala de aula, o conteúdo precisa ser acessível. Para isso, é preciso capacitação dos docentes, dos coordenadores pedagógicos e dos tutores de EaD, garantia de tempo estendido de prova, provas aplicadas no núcleo, quando necessário e, é claro, respeitar todas as prerrogativas da lei.

Em seguida, falaram os professores Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a professora Laura Ceretta Moreira, da UFPR. Eles destacaram algumas diretrizes que devem ser seguidas pelos núcleos, entre elas a valorização da diversidade humana, acessibilidade não apenas física, mas também instrumental e pragmática; formação ampliada e integral; autonomia e participação; qualidade de vida e inclusão social.

No período da tarde, serão realizadas duas palestras. Às 14 horas, o tema será “Políticas de formação de profissionais bilíngues no Ensino Superior”, com os professores Wilma Favorito, do Rio de Janeiro; Sueli Fernandes, da UFPR e coordenação de Jeferson Diego de Jesus. A seguir, às 16 horas, começa a palestra “Trajetória da acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes”, com participação de Valéria dos Santos Gouveia Martins, Vilson Zattera (Unicamp) e Eliane Maria Stroparo (UFPR). O encerramento do evento está previsto para as 17h30.
O seminário é promovido pela Prograd/Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (Cepigrad) em parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi). Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://napneufpr.blogspot.com.br.

Sugestões

Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...
Rede Andifes oferta cursos gratuitos de idiomas para comunidade da UFPR
A Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras (IsF) promove uma oferta coletiva de cursos gratuitos de idiomas...