Imagem Padrão

Começa o 22º Festival de Inverno da UFPR

08 julho, 2012
19:01
Por Henrique Rosso

Festival de Inverno tem programação de espetáculos para todas as idades - Foto: Douglas Fróis

Antes mesmo da abertura oficial, realizada às 22 horas de sábado (7), o primeiro dia do 22º Festival de Inverno da UFPR foi intenso, já antevendo o que promete ser a semana de arte e cultura que invade Antonina. Durante todo o dia, a chuva não quis saber de trégua, mas nem por isso o Festival parou suas atividades.

No QG do Festival – na Estação Ferroviária de Antonina ─ desde a madrugada de sábado (7), as crianças já formavam fila para se inscreverem nas oficinas. Alunos já inscritos nas oficinas adultas faziam credenciamento. Turistas passavam pelo local para saber que agitação era aquela. E, entretendo a todos que passavam por ali, durante todo o dia, a Cia. Madri Lopes com o espetáculo “A Caixarola”, fazia apresentações individuais – para um espectador de cada vez – utilizando o teatro de miniaturas e formas animadas.

Grupo de MPB da UFPR apresenta "Criança de Mim" - Foto: Douglas Fróis


O Theatro Municipal iniciou as apresentações com “A Farsa do Boi”, da Cia. Serial Cômicos. A Programação continuou com muita música brasileira de qualidade, com o espetáculo das crianças do Música para Todos ─ Programa de Inclusão Musical da UFPR. No final da tarde, o Grupo de MPB da UFPR divertiu e emocionou a plateia com o espetáculo “Criança de Mim”.

 

 

Palco Principal

Reitor Zaki Akel Sobrinho dá boas vindas aos participantes do Festival - Foto: Douglas Fróis


A solenidade de abertura do 22º Festival de Inverno da UFPR teve o tom do evento – um espaço democrático para o fazer das artes e a apresentação de ideias. Vivendo um período de greves nas universidades de todo o país, a coordenação do Festival abriu espaço no Palco Principal para um grupo de professores, técnicos e alunos da UFPR apresentarem um manifesto em forma de canção. Entre as reivindicações das categorias estão o plano de carreira e melhoria nas condições de trabalho.

Este ano, o 22º Festival de Inverno celebra o centenário da UFPR, que será comemorado em 19 de dezembro. Na abertura, o reitor Zaki Akel Sobrinho falou do esforço, vontade e paixão de todos os envolvidos no evento, que mesmo enfrentando dificuldades e com pouco orçamento fazem de tudo para realizar o Festival. “Há 22 anos a UFPR mostra o seu carinho, abraça Antonina, trazendo arte e espetáculos. Que este seja um Festival feliz, alegre e que marque os 100 anos da Universidade.” Sem esquecer o movimento de reivindicações que atinge o Brasil, o reitor disse que a administração da UFPR também está se esforçando para que o governo negocie melhores condições com as categorias.

Para o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, a parceria entre a cidade e uma instituição secular como a UFPR é motivo de orgulho e deve perdurar. “Para Antonina, é um orgulho receber a UFPR para uma semana de arte em todos os segmentos. Não importa a chuva ou o frio. O que vale é o calor humano do Festival”, completou.

 

Confira a programação completa do 22º Festival de Inverno da UFPR

 

Veja mais fotos do 22º Festival de Inverno da UFPRaqui.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]