logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe Encontro Brasileiro de Física de Solos a partir da segunda-feira (04)

solo
Começa, segunda-feira (04), o 3rd Brazilian Soil Physics Meeting (3rd BSPM), encontro brasileiro que reunirá professores, pesquisadores e pós-graduandos na área de Física de Solos. O evento conta com cerca de 120 inscritos de diversos países, entre eles Argentina, Cuba, Gana, Portugal, China, Uruguai, Peru e Colômbia. As atividades serão no Anfiteatro do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540), até dia 8 de maio.
Os temas centrais do encontro são: métodos de análise das propriedades físicas do solo; instrumentação e sensoriamento aplicado em Física do Solo; variabilidade espacial e temporal de atributos físicos do solo; modelagem e parametrização em Física do Solo. Além das palestras diárias com especialistas convidados, serão apresentados 63 trabalhos por pesquisadores. Todas as atividades serão em inglês, língua oficial do evento, com tradução simultânea disponível.
Entre os palestrantes convidados para o encontro estão: Carlos Manoel Pedro Vaz (Embrapa/SP), Dennis Timlin (Crop Systems and Global Change Laboratory
Beltsville, USA), Marcel G. Schaap (University of Arizona, USA), Jan Vanderborght (Faculty of Bioscience Engineering, KU Leuven, Bélgica), Luís Carlos Timm (Universidade Federal de Pelotas/RS), Luiz Fernando Pires (UEPG/PR), Massato Kobiyama (UFRS/RS), Nelson Luís da Costa Dias (UFPR/PR), Paulo Justiniano Ribeiro Jr, (UFPR/PR), Nunzio Romano (Univeristy of Naples, Itália), Wolfgang Durner (Institute of Geoecology, Braunschweig, Alemanha), Quirijn de Jong Van Lier (USP/SP), Karletta Chief (University of Arizona, EUA), Irani dos Santos – UFPR). Todos os palestrantes têm trabalhos relevantes internacionalmente na área de física de solos.
solos
De acordo com as Nações Unidas, 2015 é o Ano Internacional do Solo, por isso, o evento ganha ainda mais importância. O 3rd BSPM é uma continuidade do 1º e do 2º encontro, ocorridos em 2011 na ESALQ/USP/SP e em 2013 na CPRM/RJ, respectivamente. Segundo o presidente da comissão organizadora, professor Robson A. Armindo, o evento estimula a interação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o intercâmbio de experiências e a criação de oportunidades de estágios e demais tipos de cooperação para aperfeiçoamento técnico instrumental.
Interessados podem se inscrever até o início do encontro no site http://www.agrarias.ufpr.br/portal/bspm2015.O evento conta com apoio financeiro da Capes e CNPq.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...