logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começa nesta quinta-feira a 15º edição da UFPR: Cursos e Profissões

Começa nesta quinta-feira (24) e vai até domingo (27) a 15ª edição da UFPR: Cursos e Profissões, uma das maiores feiras do gênero no País. Cerca de 110 mil pessoas são esperadas durante os quatro dias do evento, que apresenta as 119 opções de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de auxiliar os estudantes de ensino médio na escolha profissional, de forma a tornar o ingresso na instituição mais consciente e reduzir a evasão.

Os visitantes poderão interagir com estudantes e professores das graduações a fim de conhecer um pouco mais sobre os cursos e o  mercado de trabalho e esclarecer dúvidas.

Nos dois primeiros dias (24 e 25) a visitação é exclusiva para grupos de escolas que fizeram o agendamento prévio, já encerrado. Nos demais dias (26 e 27), sábado e domingo, o evento é aberto ao público em geral.

A previsão é de que 110 mil visitantes passem pela feira. Entre eles estão cerca de 37 mil estudantes de grupos de escolas que fizeram o agendamento. São aproximadamente 320 instituições de educação de ensino médio que vêm de todo o Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Serão cerca de 130 estandes entre cursos de todos os campi da UFPR – incluindo os de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Ao longo de toda a mostra estão programadas palestras sobre diversos cursos. Confira aqui o mapa do evento.

Aproveite outros serviços da UFPR: Cursos e Profissões

Além de estandes de cursos representando todos os campi da instituição, a Feira também contará com espaço para apresentação de serviços da UFPR, como o Núcleo de Concursos – que vai auxiliar nas inscrições do Vestibular 2017/2018 -, Empresas Juniores, Editora UFPR, Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), e Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Os visitantes que necessitarem podem ainda contar com intérpretes de Libras, que estarão à disposição para acompanhá-los nos estandes. Os interessados podem dirigir-se ao balcão de informações para solicitar o serviço.

Já os professores do ensino fundamental e médio que estiverem acompanhando os alunos na visitação poderão participar da “Sala de Professor”, uma novidade nessa edição da UFPR: Cursos e Profissões.

Novidade desta edição: “Sala do Professor”

A “sala do professor” tem a proposta de acolher o professor, que é peça fundamental na Feira de Cursos e Profissões, disponibilizando um espaço confortável para que os professores possam sentar, tomar café e, ao mesmo tempo, conhecer as ações da UFPR voltadas para a formação de professores. Atualmente, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da instituição tem uma Coordenação de Formação de Professores (COPEFOR) que oferece três programas em que participam diretamente professores da Educação Básica: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e o Programa Licenciar. Todos voltados ao desenvolvimento e à qualificação desses profissionais.

O estande “sala do professor” funcionará durante toda a UFPR: Cursos e Profissões no mesmo horário da Feira e terá professores e alunos envolvidos nos programas de formação continuada de professores dando informações e atendendo os profissionais.

Como chegar à Feira?

Este é o segundo ano que a UFPR: Cursos e Profissões acontece no Complexo da UFPR, que fica em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015, Jardim Primavera.

Para chegar ao local, alunos e servidores da universidade podem usar a linha Intercampi Feira de Profissões, cujas informações estão disponíveis aqui. Para acessar o serviço deverá ser apresentada carteirinha estudantil da UFPR (ou declaração de matrícula atualizada e documento com foto) ou identidade funcional para os servidores da instituição.

O público em geral deve utilizar as linhas oferecidas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). As orientações sobre linhas de ônibus também podem ser conferidas no site. Para aqueles que preferirem ir de carro, o Complexo oferece estacionamento gratuito.

Funcionamento da UFPR: Cursos e Profissões
Dias 24, 25 e 26 de agosto das 9 às 18 horas
Dia 27 de agosto das 9 às 16 horas
Entrada Franca

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...