Começa a Semana Integrada de Ciências Agrárias – SICA 2023

23 maio, 2023
14:22
Por Simone Meirelles
0
Agrárias

Com uma cerimônia que contou com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca e outras autoridades acadêmicas, foi aberta a Semana Integrada do Setor de Ciências Agrárias (SICA 2023), na segunda-feira, 22 de maio. O evento é organizado pelos centros acadêmicos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia, com atividades até dia 26 de maio. A semana tem mais de 1500 inscritos, que irão participar de cursos, visitas técnicas e palestras, organizados e ministrados por mais de 200 profissionais convidados, abrangendo 36 empresas.  A SICA 2023 comemora os 50 anos do Setor de Ciências Agrárias.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a tradição de mais de 100 anos dos cursos do setor, que fazem a diferença no desenvolvimento agrário do Paraná. E lembrou que a semana acadêmica celebra a pesquisa e a ciência feita na universidade pública.

O diretor do Setor de Ciências Agrárias (SCA), professor, Volnei Pauletti, ressaltou a importância do Setor, que tem cinco cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação, sendo dois deles com conceito 6 da Capes.  E elencou alguns fatos importantes sobre a produção acadêmica: “Aqui no SCA foi feito o primeiro implante de marcapasso em cães. Aqui foi selecionada a variedade de cana mais plantada do Brasil. Este Setor abriga o projeto que preserva e reproduz a genética do porco moura. Temos o primeiro curso de Engenharia Florestal do País e diversos projetos de agricultura de baixo carbono. E temos o Nita (Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária), que orienta políticas públicas na integração da agricultura, pecuária e floresta”.

Entre as presenças na cerimônia de abertura estão a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Maria Rita de Assis Cesar; o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, prof. João Carlos Bespalhok Filho, a diretora do IDR, Laís Gomes; o diretor técnico da Seab, Benno Henrique Weigert Doetzer; o presidente do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná, Celso Vedan; e o diretor estadual da Associação Brasileira de Zootecnistas ABZ, Ulysses Cecato, além de professores,  estudantes e servidores técnico-administrativos da UFPR.

Durante a SICA 2023, as atividades teóricas, em sua maioria, serão realizadas no campus Cabral do Setor de Ciências Agrárias da UFPR,  A Fazenda Canguiri vai sediar as atividades práticas. Além disso, o Cifloma também será um dos locais de realização do SICA 2023, com atividades práticas e teóricas.

Reitor fala durante o evento. (fotos Marcos Solivan)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]