

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (9) no Hospital de Clínicas o Núcleo Universitário de Telessaúde da UFPR (Nutes), integrado ao programa Telessaúde Paraná. Parceria com as secretarias de saúde de Curitiba e do Paraná, o sistema pretende diminuir as filas de espera por consultas especializadas, atuando diretamente no processo de regulação. O Telessaúde Paraná prestará serviços de consultoria e educação permanente para equipes da saúde da família das Unidades Básicas de Saúde. O Nutes UFPR atenderá a macrorregional Leste do Paraná, que abrange 58 municípios. Outros núcleos de telessaúde serão criados em Cascavel, na Unioeste; Londrina, na Universidade Estadual de Londrina e Maringá, na Universidade Estadual de Maringá, abrangendo assim todo o estado. Participaram da solenidade de lançamento diversas autoridades, entre elas o vice-reitor da UFPR e coordenador geral do Nutes, Rogério Andrade Mulinari; o secretário estadual de saúde, Michele Caputo Neto; o secretário municipal de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, e o diretor geral do HC, Flávio Saavedra Tomasich.
Michele Caputo Neto destacou a importância dos municípios aderirem ao sistema do Telessaúde, que ajudará a dar mais eficiência no atendimento básico e também na interiorização dos profissionais. “A possibilidade de contar com uma segunda opinião clínica é muito importante para os profissionais que atuam no interior”, destacou. O secretário municipal Adriano Massuda ressaltou a necessidade de utilizar instrumentos tecnológicos que facilitem a comunicação entre os profissionais de saúde e o SUS. Apresentou dados da secretaria, mostrando que 75% dos casos encaminhados a especialidades poderiam ser resolvidos na assistência básica. “Com o Telessaúde poderemos resolver esse problema e aumentar a produtividade do sistema de saúde”, afirmou. O vice-reitor Rogério Mulinari lembrou que saúde e educação andam juntas e que o Telessaúde chega para melhorar a assistência de saúde à população.


O coordenador técnico do Núcleo da UFPR, Valmir Antunes Pereira, explica que o sistema funcionará respondendo questões enviadas por texto pelos profissionais do interior; oferecendo videoconferências, webpalestras e cursos de EaD na área de saúde. Durante o lançamento, foi realizada uma demonstração do trabalho. Um médico do HC prestou consultoria sobre um caso clínico via Skype e uma médica respondeu as questões enviadas por escrito. Atualmente, a equipe do Nutes/UFPR tem nove profissionais, mas segundo Pereira este número deve alcançar 40 pessoas conforme a intensificação dos trabalhos.
Mais informações são obtidas pelo site www.telessaudepr.hc.ufpr.br ou fone (41) 3525-6813.