A coleta de dados do Censo da Educação Superior (ano de referência 2011) já começou em todo o país. É esperada a participação de mais de 2.300 instituições de educação superior, além de cerca de seis milhões de alunos distribuídos em cursos de bacharelado, licenciatura, tecnológicos e sequenciais de formação específica.
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é o instrumento de pesquisa sobre as instituições de educação superior, seus alunos e docentes. As estatísticas produzidas oferecem aos usuários informações sobre ingressos, matrículas, concluintes, vagas e dados de financiamento estudantil, entre outros.
O censo subsidia ainda o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir no cálculo de indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC). Mais informações podem ser obtidas no portal do Inep.
Novo presidente
O governo nomeou o professor Luiz Cláudio da Costa para o cargo de presidente do Inep. A nomeção foi publicada em 7 de fevereiro no Diário Oficial da União.
Luiz Cláudio da Costa ocupava a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC) e foi reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) entre 2008 e 2011. Tem graduação em Matemática e é PhD em Meteorologia Agrícola pela Universidade de Reading, na Inglaterra.
O Inep é o principal órgão de pesquisa sobre ensino no Brasil e é responsável pela produção da maioria dos indicadores oficiais sobre educação. O instituto é o responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Censo Escolar, pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep