logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Com participação do Madrigal UFPR grupo lança disco Intertextualité

Formado no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o grupo Stilnovisti, dos músicos Martinuci, Luis Bourshceidt, Fábio Abu-Jamra e Gustavo Slomp lança seu novo disco Intertextualité. O lançamento acontece em três shows em Curitiba, nos dias 18/11, no Teatro do Paiol, 26/11, no SESC do Paço da Liberdade, e na cidade da Lapa no dia 16/11, no Theatro São João. A entrada é franca.

O álbum conta com participação especial do Madrigal UFPR, e tem as faixas regidas pelo maestro do grupo, Álvaro Naldony. Com o tema: a influência, a memória e a intertextualidade, o disco leva ao público referências a uma diversidade de grandes nomes da música e da poesia.

Intertextualidade

Stilnovisti - Intertextualité (Divulgação)Intertextualité traz dez canções inéditas de Martinuci, duas delas em parceria com Fernando Nicknich. Dentre as referências destaca-se os poemas de Paulo Leminski em Zumzumzum, faixa de abertura do disco que aborda a memória relacionada a questão do patrimônio cultural, status que o poeta curitibano atingiu em nossa cidade, e a música Um Deus também é o Vento, a mais pesada do disco, referência à metáfora presente no poema homônimo de Leminski de um vento poderoso que gera movimento e ao mesmo tempo é assustador.

O disco conta ainda com a participação da poetisa e cantora paranaense Neuzza Pinheiro. Originalmente Francesinha era uma peça para piano, uma valsa inspirada em música francesa, especialmente na obra de Erik Satie e de Claude Debussy. Quando se conheceram, Neuzza pediu a Martinuci que tocasse algo ao piano, ele tocou a “valsinha francesa” e ela disse: “pode ser uma valsa, mas tem cara de canção e eu vou escrever uma letra para essa melodia.” E escreveu. Daí surgiu a faixa Francesinha.

O compositor paranaense Arrigo Barnabé é um nome importante na memória afetiva do compositor e foi convidado para escrever um arranjo de cordas para Sweet Flower.

Assim Intertextualité junta em uma mesma ambiência sonora Beatles, Stones, Bach, Jobim, Piazzolla, Debussy, Led Zeppelin, Arrigo Barnabé e Vítor Ramil, entre outros em um jogo intertextual.

Serviço

Shows de lançamento do disco Stilnovisti – Intertextualité

Curitiba

Teatro do Paiol: 18/11/2015 – 20h

SESC Paço da Liberdade: 26/11/2015 – 20h

Lapa

Theatro São João (Lapa/PR): 16/11/2015 – 20h

Redes Sociais

Facebook do grupo Stilnovisti

Evento no Facebook – Show

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...