logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Com apoio do MAE-UFPR, evento oferece jogos com temática zumbi neste carnaval

Evento de RPG e jogos de tabuleiro é aberto para todas as idades. Nesta edição de fevereiro, o tema é duplo: Carnaval e Mortos-Vivos. Foto: Douglas Fróis / MAE-UFPR

O VI Jogarta acontece no próximo sábado (25 de fevereiro) na Gibiteca de Curitiba. O evento oferece a oportunidade para jogadores iniciantes e veteranos que desejam aprender e se divertir com diferentes jogos de tabuleiro, estratégia, jogos de carta, RPGs e LARP. O evento começa às 13:30 e vai até as 18:00, e é aberto a todos os interessados, de todas as idades. A entrada é franca, mas os interessados em participar estão convidados a doar 1 kg de alimento não perecível (que pode ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), que será encaminhado pelo projeto para um abrigo de menores. As doações podem ser entregues na Gibiteca desde já.

O Jogarta tem apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e leva, sempre que possível, o RPG educativo “Jaguareté: O Encontro“, desenvolvido pelo Museu.

Nesta edição de carnaval, o Jogarta conta com uma novidade: 20 vagas para um Live Action Roleplay Game (LARP), com temática zumbi, inspirado no RPG “Terra Devastada” e no tradicional evento Zombie Walk Curitiba, que acontece em todo carnaval curitibano nos últimos anos. Além disso, são 50 vagas para RPGs diversos e mais 20 vagas para jogos de mesa ofertados pela Manticore Board Game, totalizando 90 vagas de jogos que acontecem de maneira simultânea. As atividades são planejadas para não durar a tarde toda, permitindo aos participantes experimentarem mais de uma atração durante o evento.

O que é o LARP?

Diferente de uma sessão de RPG comum (que também serão disponibilizadas no evento), em que cada jogador pega a sua ficha de personagem para interpretá-lo sentado a uma mesa, o LARP (live action role-playing ou jogo de interpretação ao vivo) é um estilo de RPG que mais se aproxima de um teatro de verdade. Dessa forma, no live action do Jogarta, você será convidado a não somente imaginar o cenário narrado pelo mediador, mas também utilizar o espaço à sua volta como cenário de jogo. No caso, os jogadores irão vivenciar uma história ambientada no Solar do Barão divididos em três grupos que competirão pelos mesmos recursos enquanto tentam sobreviver a uma ameaça zumbi. É a chance de você representar o seu personagem exatamente como um ator de TV ou cinema representaria um papel. A grande diferença é que estes personagens não seguem um roteiro ou ‘script’ pré-definido, e sim improvisam suas ações baseados na sua ficha de personagem e história criada para seus personagens. Tudo é guiado da maneira mais segura possível, para que a brincadeira siga de forma agradável, divertida e imersiva entre seus participantes, com a participação da Equipe do Jogarta para auxiliar no desenvolvimento e participação como figurantes.

O projeto Jogarta

O objetivo do Projeto Jogarta é levar atividades que envolvam o uso de jogos de RPG, carta e tabuleiro para incentivar a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões e a resolução de problemas através de jogos não digitais.

A participação no evento é gratuita e aberta para todas as idades.

Os mediadores apresentam mesas de jogos com temáticas seguras e sensíveis tendo em vista o público participante, seguindo a classificação indicativa da idade mínima anunciada nas mesas.

Cada jogo começa com o primeiro jogador que se sentar para conhecer a proposta da mesa e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento. As propostas de mesas podem ser vistas na programação da página do evento no Facebook.

O projeto teve sua estreia em agosto de 2016 e em suas cinco edições anteriores vem recebendo uma média de 100 participantes a cada edição, que já aconteceram na Biblioteca Pública do Paraná, Galeria Osório, Colégio Beraldo em Campina Grande do Sul, na Manticore Game Store e também na Gibiteca de Curitiba. O projeto conta com o apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, da Gibiteca de Curitiba, da editora Retropunk Publicações, da editora Galápagos, do Game Studio Lampião, das lojas Manticore Game Store e NERDZ. O evento é de responsabilidade do professor de História e Filosofia Mateus Buffone, que é o idealizador da proposta e responsável por sua organização e coordenação em conjunto com Fábio Marcolino e Luciano “Luke” Maciel.

 

6º Jogarta – Edição de carnaval – Evento aberto de jogos analógicos

Local: Gibiteca de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533

Data: 25 de fevereiro de 2017

Horário: 13:30 às 18:00

ENTRADA GRATUITA: No entanto, o projeto aceita doação de 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida a ser doado para um abrigo de menores.

Mais informações: Jogarta

Confirme sua participação: Clique aqui

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...