Coletânea apresenta registros da construção da Educação do Campo no Setor Litoral da UFPR

02 maio, 2022
08:33
Por Lais Murakami
0
Ciência e Tecnologia

A comunidade educativa da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza (Lecampo), do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga a coletânea “Educação do Campo em Movimento”, que apresenta registros das experiências na construção da Educação do Campo enquanto movimento nacional de luta pelos direitos individuais e coletivos a partir dos territórios.

A coletânea é composta por três livros – escritos por docentes, técnicos administrativos, educadores e educandos da Lecampo – com a intenção de socializar os princípios e os contextos que orientam os processos pedagógicos do curso e que envolvem o estágio dos estudantes que buscam essa formação emancipadora forjada na práxis.

O primeiro livro, “Entre Campo, Águas e Florestas: Trajetórias e Memórias da Licenciatura em Educação do Campo na UFPR – Setor Litoral”, tem o objetivo de apresentar a licenciatura e mostrar sua organização pedagógica. A segunda obra, intitulada “Experiências pedagógicas e científicas na Lecampo da UFPR – Setor Litoral: inventário da realidade e Estágio Supervisionado”, busca abordar belas e engajadas experiências de trabalho na formação de professores para as escolas do campo. E o terceiro e último volume, “Da pesquisa à escrita: Relatos da Licenciatura em Educação do Campo na UFPR – Setor Litoral”, traz os registros de algumas pesquisas desenvolvidas na formação docente e na conclusão do curso.

“Essa obra é a germinação de uma semente que se fez fruto no cultivo dos trabalhadores e dos companheiros de um território, o litoral paranaense, o qual, conhecíamos tão pouco. Agora, conheceremos esse lugar na voz de quem nele vive, trabalha e luta. Uma obra a ser degustada com uma leitura atenta”, revela a apresentação da coleção, escrita pelo professor Marcos Gehrke, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

As obras foram organizadas pelos professores da Lecampo Adalberto Penha de Paula, Andressa Kerecz Tavares, Edinalva Oliveira e Maria Isabel Farias e estão disponíveis para download gratuito no site da Editora UEPG.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]