Além de cuidar do acervo da Biblioteca de Ciências Biológicas, a Bibliotecária Rosi Vilas Boas também é autora de livros infanto-juvenis. A coleção “Crianças na Rede” foi escrita em 2016 por Rosi e duas amigas, a jornalista Cassiana Pizaia e a psicóloga Rima Awada. São quatro livros, que abordam os benefícios e as consequências das crianças utilizarem a tecnologia e a internet: “Máquinas do tempo”, “Palavras que voam”, “Superligado” e “A floresta misteriosa”.
Rosi conta que os livros trazem histórias sobre Cyberbullying, o vício em tecnologia, os perigos na internet e a tecnologia através do tempo. “Todos os livros da nossa coleção foram escritos para crianças que cresceram com os olhos grudados nas telas. Muitos aprendem apertar os botões das máquinas antes mesmo de amarrar os sapatos”.
Além do entretenimento, os leitores mirins se identificam com os personagens, gerando reflexão acerca do equilíbrio e a maneira correta de navegar na internet. “Com enredos próximos ao cotidiano das crianças, pretendemos que nossos livros estimulem a discussão sobre hábitos, atitudes e comportamentos diante das novas tecnologias”, explica Rosi. As autoras também elaboraram materiais de apoio para o uso de professores em sala de aula, e com sugestão de atividades que auxiliam na interpretação dos textos.
As autoras estão escrevendo outra série de livros, desta vez sobre crianças imigrantes que vivem no Brasil, com previsão de lançamento nos próximos meses. Um dos livros contará a trajetória de um haitiano e um sírio, que após desastres naturais e guerras em seus países, reconstroem suas vidas em nosso país. “O que a gente quer mostrar às crianças é que a formação do povo brasileiro se dá com vinda de diversos povos e isso continua até hoje. Eles precisam ser muito bem aceitos e acolhidos na escola, na sociedade, na sua religião e na sua cor. É esse olhar de diversidade que desejamos”, revela a autora e bibliotecária.
Os livros e os materiais de apoio estão disponíveis para venda no site da Editora do Brasil, pelo link http://www.editoradobrasil.com.br/.
Texto: João Cubas
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]