logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

MAE exibe filmes sobre mulheres, durante todo este mês de março

Programação de março no CineMAE homenageia luta das mulheres
Ao longo deste mês de março o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, apresenta o Ciclo “Mulheres: dramas e lutas”, evento este comemorativo ao mês da Mulher. As exibições, no CineMAE, são realizadas sempre aos sábados, às 19h30.

Para este Ciclo, cuja entrada é gratuita, foram selecionadas produções de diferentes países, que retratam histórias de mulheres que foram privadas de seus direitos em distintos momentos e de diferentes formas. Esses dramas, no entanto, foram e continuam sendo motivo de constante luta. Mais que comemorar do Dia da Mulher, a mostra tem como objetivo “fazer recordar” e “lembrar juntos”. O que se procura trazer à memória com este ciclo temático são as motivações que levaram ao surgimento de inúmeras lutas encabeçadas por grupos de mulheres até a atualidade e assim proporcionar a reflexão sobre a importância deste dia.

Há versões divergentes sobre a origem do “Dia Internacional da Mulher”, comemorado em 08 de março. Nas mais conhecidas, a origem da data está relacionada a greves de trabalhadoras, uma delas iniciada nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e início do XX, e outra na antiga União Soviética, em 1917. A data só foi oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas em 1977, em decorrência de inúmeras lutas encampadas por feministas desde o início do século XX.

O filme de estreia do ciclo é a produção brasileira “Anjos do sol”, de Rudi Lagemann. No drama, Maria é uma jovem de 12 anos que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas, ao chegar ao Rio de Janeiro, a prostituição volta a cruzar seu caminho.

No próximo sábado, dia 15, será apresentado o filme “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, de Cristian Mungiu; no dia 22 “Terra Fria”, de Niki Caro; e “For Colored Girls”, de Tyler Perry, no dia 29. A sinopse dos filmes pode ser acessada no blog do CineMAE.

Serviço:
“CineMAE apresenta Ciclo Mulheres: dramas e lutas”

Data: Março de 2014, todos os sábados
Hora: 19h30
Local: Auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575, em frente à Praça 29 de julho, no Centro Histórico de Paranaguá-PR
Mais informações: (41) 3721-1200 ou (41) 3313-2045 ou CineMAE
Entrada gratuita

Com informações do MAE

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...