No mês de outubro o CineMAE fez uma seleção de filmes que têm como protagonistas conhecidas atrizes ocidentais de variadas nacionalidades, que por diferentes fatores foram reconhecidas como “Divas” do cinema produzido em sua época. O talento dessas grandes atrizes, para além de sua beleza e carisma, é inegável. Contribuindo, muitas delas, para a popularização da sétima arte. A programação do CineMAE acontece aos sábados, sempre às 19h30min no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia em Paranaguá. A entrada é franca.
04/10 – Dogville. Direção: Lars von Trier. Dinamarca/Noruega/Suécia/Finlândia/França. Suspense/Drama. 2004. 177 min. 12 anos. Com Nicole Kidman. Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison, o auto-designado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este “período de testes” Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes.
11/10 – Marrocos. Direção: Josef von Sternberg. EUA. Drama. 1930. 92 min. Livre. Com Marlene Dietrich. Amy Jolly (Marlene Dietrich) é uma cantora de boate que ruma de navio para o Marrocos. Durante a viagem ela conhece o rico e sofisticado Monsieur La Bessiereque, lhe oferece “ajuda” neste país estranho. Logo que chegam ao Marrocos Amy arruma trabalho como cantora em um café, onde se mistura à elite com oficiais e soldados da Legião Estrangeira da França. Ao aparecer de fraque e cartola é vaiada por grande parte do público, mas ao cantar vai conquistando a audiência gradativamente, enquanto “vende maçãs”.
18/10 – A Liberdade é Azul. Direção: Krzysztof Kieslowski. Suíça/Polônia/França. Drama. 1993. 100 min. 12 anos. Com Juliette Binoche. Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie (Juliette Binoche) decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense. Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional.
25/10 – E Deus criou a mulher. Direção: Roger Vadim. França. Drama/ Romance. 1956. 95 min. 16 anos. Com Brigitte Bardot. Década de 50, Saint Tropez. Juliete Christiane Hardy (Brigitte Bardot) é uma jovem orfã com um comportamento bem liberal, que é marginalizada pela sociedade local. Ela é desejada por um milionário, Eric Carradine, mas se sente atraída por um homem da região, Antoine Tardieu. Entretanto, acaba se casando com o irmão deste, Michel André Tardieu.
Serviço: CineMAE apresenta ciclo “Divas do Cinema” Quando: Todos os sábados, às 19h30min. Outubro de 2014.
Onde: Auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR – Rua XV de Novembro, 575, em frente à Praça 29 de julho – Centro Histórico – PARANAGUÁ/PR.
Mais informações: (41) 3721-1200 ou (41) 3313-2045
http://blogcinemae.wordpress.com
ENTRADA FRANCA